Marinha abre concurso com 190 vagas para admissão ao Colégio Naval

Para participar é preciso ter concluído, com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental

Da redação: Gustavo Bogea

O Comando da Marinha lançou novo edital de concurso público para admissão ao Colégio Naval em 2019, localizado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. São 190 vagas, todas para sendo 38 destinadas a pessoas negras.

Entre os requisitos para participar da seleção é preciso não ser casado ou ter constituído união estável, ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020, ter concluído, com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental, possuir bons antecedentes de conduta, ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha.

O curso conduzido pelo Colégio Naval, denominado “Curso de Preparação de Aspirantes”, é destinado ao preparo intelectual e físico do aluno visando uma futura seleção para o ingresso na Escola Naval, ministrando o ensino básico em nível médio (Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Física, História, Geografia, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia e Informática), além do Ensino Militar-Naval. O ciclo escolar será conduzido em regime de internato e terá a duração de três anos letivos.

O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos (R$ 989) e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

As inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 29 de maio, pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Há ainda possibilidade de inscrição presencial nos endereços citados em edital. A taxa custa R$ 105 e deverá ser paga até 6 de junho. Haverá isenção do valor da taxa de inscrição para os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional.

As provas escritas objetivas e a redação terão caráter eliminatório e classificatório, já os eventos complementares terão caráter eliminatório.

Está automaticamente eliminado o candidato que deixar de comparecer a qualquer dos eventos programados, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito.

As provas serão realizadas em dois dias subseqüentes, na primeira quinzena de agosto, segundo o calendário do edital. No primeiro dia será aplicada uma prova escrita objetiva, que terá duração de cinco horas e será constituída de 40 questões, sendo 20 de matemática e 20 de inglês. No segundo dia será aplicada outra prova escrita objetiva de português e uma redação (de 20 a 30 linhas), com duração total de quatro horas. A prova objetiva será constituída por 50 questões, sendo 20 de português, 12 de estudos sociais e 18 de ciências.

Serão considerados eliminados, em qualquer fase, os candidatos que obtiverem nota inferior a 50, numa escala de 0 a 100, em qualquer uma das disciplinas ou na redação.

O TAF será realizado de 30 de setembro a 11 de outubro e será composto por prova de natação, que consiste em nadar um percurso de 25 metros no tempo máximo de 50 segundos e corrida de 2,4 mil metros em até 16 minutos.

A verificação de documentos será feita de 9 a 11 de outubro, a avaliação psicológica de 9 a 14 de outubro, a inspeção de saúde de 14 de outubro a 8 de novembro e o processo de heteroidentificação acontecerá em 28 de novembro. O período de adaptação, por sua vez, será entre 12 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020 e o curso começará logo no dia seguinte, em 3 de fevereiro.

Segundo a Marinha, o Colégio Naval é a porta de entrada para aqueles que pretendem ser oficiais da Marinha do Brasil. Enquanto aluno, durante os três anos que estiver cursando, o estudante é considerado Praça Especial, tornando-se aspirante somente na Escola Naval (ensino superior). No quinto ano na Escola Naval, que compreende Estágio e Viagem de Instrução, torna-se Guarda-Marinha e no retorno ao Brasil passa a ocupar o posto de Segundo-Tenente.

A carreira de oficiais na Marinha compreende os seguintes postos: Segundo-Tenente, Primeiro-Tenente, Capitão-Tenente, Capitão de Corveta, Capitão de Fragata, Capitão de Mar e Guerra, Contra-Almirante, Vice-Almirante e Almirante de Esquadra.

O prazo de validade do concurso terminará no dia 2 de fevereiro de 2020.

Fechar