Saiba como vai funcionar o Cais Flutuante São Luís-Alcântara

Em São Luís, o Terminal da Ponta d’Areia será construído em uma área próximo ao Espigão Costeiro

Da redação: Gustavo Bogea

Hoje, quem vai de São Luís para Alcântara ou vice-versa precisa estar de olho na maré e se planejar com antecedência. Apesar da curta distância entre as duas cidades – 18 quilômetros –, a travessia marítima é restrita a poucos horários e disponibilidade. Isso vai mudar com a construção de dois Terminais Portuário ligando os municípios.

O projeto do Governo do Maranhão recebeu o nome de Cais Flutuante São Luís-Alcântara. A mudança vai ser sentida na prática. Quem desejar viajar de uma cidade para outra não vai mais precisar consultar o mapa de marés e nem se planejar com antecedência. Bastará chegar até um dos terminais e pegar a embarcação, que sairá de hora em hora.

O serviço terá capacidade para funcionar 24 horas, transportando 3.312 passageiros diariamente. Hoje, são menos de 400.

Os cais flutuantes poderão receber embarcações independentemente da maré. Hoje, os barcos não saem na maré baixa.

Além disso, os terminais vão ajudar no transporte da produção, encurtando em mais de 200 quilômetros o trajeto entre São Luís e a Baixada Maranhense.

Ou seja, será mais uma alternativa para a travessia, que também continuará podendo ser feita por terra ou pelo ferryboat. O projeto do Cais Flutuante não muda nada no transporte via ferryboat.

Obras

O projeto já foi apresentado a moradores de Alcântara e da Península da Ponta d’Areia. O empreendimento está em fase de obtenção das licenças para a execução. A obra deve consumir 18 meses até ficar pronta.

Os terminais contarão com urbanização das regiões do entorno, estacionamento, jardim, passeio, espaços para comercialização de artesanato, lanchonetes, banheiros, área de retroporto, píer e rampas de acesso móveis.

“A comunidade deve ter bem claro que não se trata de um projeto a mais, mas de uma ação que irá trazer muitos benefícios para a área, em particular, e para São Luís e Alcântara, de maneira geral”, diz o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Mendonça Corrêa, responsável pelo empreendimento.

Em São Luís, o Terminal da Ponta d’Areia será construído em uma área próximo ao Espigão Costeiro e contará com área de 6.954,46 m² com capacidade para sete embarcações grandes e 16 pequenas.

Já o Terminal Independência construído em Alcântara será na localidade Sítio da Independência, com área construída de 4.177,52 m².

Travessia São Luís Alcântara

Como é hoje
– Duas viagens por dia
– Só sai na maré alta
– 398 passageiros por dia

Com será com o Cais Flutuante
– Viagens de hora em hora
– 24 horas por dia
– 3.312 passageiros por dia

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