Escola de Música celebra Dia do Choro no Odylo Costa Filho nesta terça (23)

Com entrada franca, a noite deverá reunir grupos musicais e apreciadores do gênero

Fonte: Secma

O Dia do Choro será celebrado nesta terça–feira (23) pela Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa de Araújo (EMEM), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com muita música no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, a partir das 19h.

Com entrada franca, a noite deverá reunir grupos musicais e apreciadores do gênero. Além disso, o evento conta com a parceria do Clube do Choro do Maranhão, entidade que reúne todos os grupos musicais e instrumentistas do gênero no estado.

O grupo anfitrião Instrumental Pixinguinha, formado por professores da Escola de música do Maranhão Lilih Lisboa de Araújo, recebe o grupo Regional Tira – Teima, Instrumental Tangará, Núcleo de Choro do Maranhão e outros grupos. A celebração se transforma numa democrática roda de Choro com diversos instrumentistas passando pelo palco ao longo da noite.

As comemorações do Dia Nacional do Choro acontecem em São Luís desde 2002; neste ano, vem homenagear o cavaquinhista Paulo Trabulsi, único remanescente da formação original do grupo Tira–Teima e que gravou o disco Lances de Agora do Compositor Chico Maranhão, em 1978, na sacristia da secular Igreja do Desterro.

Professor da Escola de Música, Raimundo Luiz é um dos idealizadores do evento, que já é considerado tradição na cidade. “O evento, além de valorizar os nossos músicos, também tem como finalidade a união dos artistas que fazem o chorinho como os mestres e mestras instrumentistas e pessoas que estudam o choro”, afirmou o professor.

Dia Nacional do Choro

A data oficial, celebrada em 23 de abril, também marca o aniversário de um de seus principais compositores, Pixinguinha (1897-1973), o pai da música brasileira. Pixinguinha misturou a então principiante música de Ernesto Nazareh, Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir um estilo genuinamente brasileiro. Arranjou os principais sucessos da então chamada época de ouro da música popular brasileira, orquestrando de marchas de Carnaval a choros. O choro, ao longo dos anos, se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte.

SERVIÇO:

O QUÊ? Celebração Dia Nacional do Choro
ONDE? Centro de Criatividade Odylo Costa, filho – Centro Histórico de São Luís
QUANDO? Terça–feira (23), às 19h

Fechar