Semana de Museus leva história, cultura e cidadania a estudantes de São Luís

Estudantes da Ilhinha tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira (14)

Fonte: Secap

Estudantes da Ilhinha tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira (14). Aproveitando as comemorações alusivas à 17ª Semana Nacional de Museus, alunos da Escola Municipal Monsenhor Frederico Chaves visitaram o Forte de Santo Antônio e o antigo Forte do Sardinha. Nas visitas guiadas e palestras, conheceram a história da cidade e se apropriaram do espaço público.

“A gente estuda a duas quadras daqui e não conhecia, não sabia que nosso bairro tinha tanta história”, disse Vitória Rodrigues, de 14 anos. No Forte pela primeira vez, ela gostou principalmente do que a visita pode trazer no futuro.

“Foi muito bom, porque é um conteúdo bastante cobrado em provas e muita gente as vezes tem dificuldade”, completou.

A escola é uma das unidades vizinhas ao Forte de Santo Antônio que, durante a Semana Nacional de Museus, irão visitar o local. De acordo com a gestora do museu, Amélia Cunha, o objetivo do convite foi ampliar as oportunidades dos estudantes.

“O que chama atenção é que, mesmo morando tão perto, eles não sabem às vezes que podem entrar, que este espaço também é deles”, afirmou.

Professor de História da escola, Marcelo Prazeres também falou das oportunidades criadas pela ação. “A gente tem alguns museus aqui que a maior parte desses alunos não tem oportunidade de conhecer”, disse.

“Este tipo de ação é fundamental para a gente que trabalha com a História, que tenta passar esse conhecimento, porque tira um pouco só da teoria e coloca eles com a prática, para conhecer de fato que existe os pontos onde a cidade foi fundada”, completou.

Semana Nacional

A 17ª Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil de 13 a 19 de maio, conta com programação especial realizada pelos museus e casas de cultura do Governo do Maranhão, vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no estado do Maranhão.

A temporada cultural é realizada todos os anos em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema desta edição, ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’, propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Com atrações gratuitas e diversificadas, os museus irão oferecer oficinas, filmes, ciclo de palestras, sarau cultural, exposições e visita mediada. As atividades acontecem em São Luís, Alcântara e Pindaré-Mirim.

Para conferir a programação completa, basta acessar o site da Secretaria de Estado de Cultura (http://www.sectur.ma.gov.br)

Fechar