Mais de 150 profissionais encaminhados ao mercado de trabalho em menos de uma semana no Maranhão

Em Imperatriz, foi realizado o processo de encaminhamento de trabalhadores cadastrados no Sine para ocupar 150 vagas disponibilizadas pela fábrica de colchões Plumatex

Da redação: Gustavo Bogea

Em um cenário de estagnação da economia do país, o Maranhão dribla a crise e mantém positiva a geração de emprego em todo o estado. Em menos de uma semana, 170 trabalhadores foram encaminhados para o mercado em Imperatriz e São Luís. O encaminhamento foi realizado através do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

Em Imperatriz, foi realizado, na última quinta (23) e sexta-feira (24), o processo de encaminhamento de trabalhadores cadastrados no Sine para ocupar 150 vagas, disponibilizadas pela fábrica de colchões Plumatex, que chega ao município e será instalada na área no Distrito Industrial de Imperatriz. Foram encaminhados trabalhadores para atuar em diversos setores, do administrativo aos serviços gerais.

Em São Luís, o encaminhamento foi de profissionais para ocupar vagas de vendedores internos, disponibilizadas pelas lojas Ricardo Eletro. A empresa disponibilizou 20 vagas para trabalhadores com Ensino Médio completo e experiência em vendas internas. A seleção foi realizada na última terça (21) e quarta-feira (22).

Tanto em Imperatriz, quanto em São Luís, os encaminhamentos foram feitos com base nos perfis solicitados pelas empresas e no cadastro do sistema do Sine que, cada dia mais, tem sido um recurso utilizado pelos dirigentes dessas empresas com confiabilidade no trabalho que é desempenhado nesse tipo de indicação.

Saldo positivo

A inserção de mais profissionais no mercado de trabalho segue o bom momento na geração de empregos, vivido pelo Maranhão, como comprovou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última sexta-feira (24) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

De acordo com os dados, o Maranhão registrou a abertura de 6.681 novas vagas de emprego com carteira assinada no mês de abril. O saldo positivo é resultado de 18.321 admissões e 11.640 desligamentos, o que colocou o Maranhão em 5º lugar entre os estados que mais geraram empregos em abril em todo o país, além do segundo entre os estados da região Nordeste. Os dados mostram, ainda, que na evolução dos últimos 12 meses, o Maranhão possui um saldo positivo de 10.674 novas vagas.

Sine 

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Fechar