Rota das Emoções está em programa estratégico de estimulo ao Turismo

A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de dez rotas turísticas estratégicas de toda a macrorregião

Fonte: Da redação com Sebrae

Os cinco municípios da Rotas das Emoções e São Luís, que é um dos portais de entrada do roteiro, estão entre os 56 municípios do Nordeste que serão contemplados pelo programa Investe Turismo, desenvolvido conjuntamente pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur e que investirá cerca de R$ 200 milhões nas cidades selecionadas para o programa em todo o país. Para o Maranhão, estão destinados R$ 2,3 milhões.

A iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços
voltados para 26 regiões turísticas dos nove estados nordestinos. A meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de dez rotas turísticas estratégicas de toda a macrorregião.

A Rota das Emoções é um roteiro integrado que envolve 15 cidades de três estados: quatro no Piauí (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba) cinco no Ceará (Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara) e seis no Maranhão (Araioses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro, Tutóia e Tutóia). Fortaleza e São Luís são considerados os portais de entrada do roteiro por terem infraestrutura aeroportuária apropriada para receber voos nacionais e internacionais.

Os grandes atrativos do roteiro são o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, um aglomerado de dunas e lagoas de beleza singular; e Jericoacoara, no Ceará, local de vento e água, propício para a prática de esportes náuticos.

Além dos municípios maranhenses da Rota das Emoções, destinos como Fernando de Noronha, em Pernambuco; Maragogi, em Alagoas; Canindé de São Francisco, em Sergipe; Porto Seguro, na Bahia; Jericoacoara, no Ceará; Luís Correia, no Piauí; São Raimundo Nonato, no Piauí; Cabedelo, na Paraíba e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, serão beneficiados pelos investimentos. A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas na região Nordeste.

PLANO

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de Viagens um impulso econômico para toda a região.

“Vamos aproveitar todas as belezas dessa que é uma das mais belas costas litorâneas do mundo, ampliando as oportunidades de investimentos e apoiando a geração de novos negócios que qualifiquem a experiência do turista. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda” destacou o ministro.

Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a combinação de cultura e beleza cênica do litoral nordestino fazem dessa região um destino com alto potencial de desenvolvimento. “O Programa Investe Turismo contribuirá para fortalecer a geração de diferenciais competitivos para o Nordeste, que sempre está inovando para atrair mais turistas”, ressaltou.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, comentou que a escolha dos municípios dos Lençóis Maranhenses coroa um trabalho de 12 anos de ações e investimentos da instituição no destino, que já renderam inclusive prêmios nacionais, como a implantação do sistema de voucher eletrônico em Barreirinhas.

“Há mais de uma década o Sebrae vem trabalhando nos municípios da Rota da Emoções e a escolha deste roteiro para participar desta iniciativa é um reflexo desse trabalho e das parcerias já estabelecidas com o poder público e a iniciativa privada local. Sabemos que ainda há muito potencial para ser explorado, mas o trabalho estruturante que estamos fazendo nos últimos anos credenciou as cinco cidades e a capital para serem contemplada neste programa do Ministério do Turismo”, observou Leal.

Fechar