Jornal Pequeno celebra 68 anos de história nesta quarta-feira (29)

Quando o JP surgiu, não havia telex nem serviços de radiofotos ou telefotos. As notícias internacionais e de outros Estados da Federação chegavam precariamente

Fonte: Manoel dos Santos Neto

Fundado em São Luís pelo jornalista José Ribamar Bogéa (1921-1996), o Jornal Pequeno completa 68 anos nesta quarta-feira (29). E celebra uma trajetória de profundas mudanças ocorridas no Maranhão, ao longo de quase sete décadas.

Quando o JP surgiu, não havia telex nem serviços de radiofotos ou telefotos. As notícias internacionais e de outros Estados da Federação chegavam precariamente, através de escutas radiofônicas ou por cabogramas.

As fotos eram produzidas na clicheria do jornal, anunciada como a melhor da região. O Maranhão nem sequer sonhava com a televisão e muito menos com o que viria algum tempo depois: o mundo mágico da informática, da internet e da tecnologia digital.

Ainda em seus primórdios, o JP fez história e muito do que se conta de seus primeiros anos ficou para trás. A velha engenhoca das linotipos perdeu terreno e foi varrida das oficinas. Vieram as impressoras off-set e os computadores passaram a transformar as laudas originais em texto final. Com isso, os antigos prelos foram aposentados, na companhia dos anacrônicos mecanismos que, durante muitos anos, serviram para a edição do jornal.

Grafado nas caixas de tipo e praticamente feito à mão, o JP evoluiu desde a linotipo e chegou à era da informática, dando a largada no rumo de novas fronteiras, perseguindo a trilha da renovação e buscando – num esforço permanente – o aprimoramento de seu noticiário e de sua linha editorial.

Para fazer frente ao repertório dos novos desafios, o JP se moderniza a cada dia, muda sua roupagem e recicla seus quadros, porém sem abrir mão dos princípios que o norteiam, desde o primeiro dia em que este jornal saiu à luz.

O sentido de liberdade ainda é o mesmo, a isenção diante dos fatos e da notícia se mantém intacta. Agora, ao completar mais um aniversário, este jornal redireciona sua trajetória, e põe em marcha a transformação que pretende conferir agilidade e melhoria ao seu noticiário, para que o velho JP esteja, cada vez mais remoçado, e mais perto do leitor. Com isto, renovam-se os compromissos nascidos há 68 anos e as mudanças, aqui incorporadas, demonstram a vitalidade do ideal de seu fundador.

Fechar