Mosaico de bandeirinhas lota Centro Histórico de visitantes em busca de fotos e selfies

Nunca uma decoração junina despertou tanta atenção em São Luís

Fonte: Secap
Visitantes no Centro Histórico. (Foto: Jeferson Stader)

Nunca uma decoração junina despertou tanta atenção em São Luís. Um mosaico enfeitando toda a extensão da Rua Portugal, no Centro Histórico da capital, e uma série de bandeirinhas no alto das ruas têm atraindo diariamente centenas de pessoas para o local. A intenção para maranhenses e turistas tem sido a mesma: aproveitar o novo cenário para selfies e milhares de fotos.

Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), as tradicionais bandeirinhas ganharam um colorido diferenciado em 2019. Mosaicos retratando elementos do folclore junino maranhense, como a mãe Catirina, rapidamente ganharam destaque nas redes sociais. Imagens captadas por drones ajudaram a viralizar a decoração.

Além da Rua Portugal, a Rua Djalma Dutra, a Casa do Maranhão e o Arraial do Ipem também ganharam decoração especial. A Rua da Feira da Praia Grande e parte da Rua da Estrela também receberam bandeirinhas confeccionadas pelo ‘Artes na Rua’, grupo de artesãos de Pombal (PB) que trabalha durante as madrugas enfeitando os pontos juninos de São Luís.

Comércio ativo

A decoração ajudou a fortalecer o turismo no Centro Histórico e aquecer o comércio local. Essa foi a avaliação de João Bráulio, que há mais de quatro décadas atua como comerciante no Centro Histórico.

“Com o mosaico de bandeirinhas, aumentou bastante o movimento. O pessoal tá passando, tirando bastante foto. Em São Luís, parece que tá todo mundo aqui no Reviver. Melhorou o movimento aqui pra gente, o mosaico atraiu bastante gente. Este ano o São João tá mais diferenciado”, afirma o vendedor.

Visitantes no Centro Histórico. (Foto: Jeferson Stader)

Turismo

Apesar de morar há três anos em São Luís, o gastrônomo paulista Tenório Marinho (28) nunca acompanhou o São João do Maranhão. Neste ano, ele se prepara para sua primeira temporada junina no estado e ficou maravilhado com o colorido das bandeirinhas.

“É a primeira vez que estou vindo no São João de São Luís e eu tô achando bem colorido, bem característico da cidade. As formas que eles conseguiram fazer nas bandeirinhas é a coisa mais interessante. Construir imagem com cada bandeirinha deve ser bem difícil”, ressalta Tenório.

A estudante Juliane Mendes (19) mora na Vila Maranhão, mas é frequentadora assídua do Centro Histórico. Com as bandeirinhas ela encontrou um motivo a mais para passear pelas ruas seculares de São Luís.

“Eu achei muito bom e também ficou chamativo ao turismo. Vi nas redes sociais e pensei: a gente tem que ir lá tirar foto. Tá valorizando bastante o São João do Maranhão”, pontua Juliane.

O turista Abel Acácio Silva é do Rio de Janeiro e levou o amigo Luan Andrade, de São Paulo, para tirar fotos no painel instalado na Casa do Maranhão. “Eu achei bem interessante. Chama atenção e fica muito bonito para foto. Viemos para tirar fotos, mas vamos ficar o São João inteiro no Maranhão.”

A programação oficial do São João do Maranhão vai de 19 a 30 de junho nos arraiais oficiais no Ipem, Nauro Machado e Praça Maria Aragão. As prévias são nos dias 14 e 15, na Nauro Machado.

Enquanto isso, as bandeirinhas já dão o tom de como será o São João deste ano no Maranhão.

Fechar