Câmara dos Deputados faz sessão solene em homenagem à manifestação cultural

A sessão já acontece há anos, sempre no mês de junho, no auge dos festejos juninos

Fonte: Gil Maranhão para o JP Online
(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Por iniciativa do deputado federal Hildo Rocha (MDB), a Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira (3), Sessão Solene em homenagem a maior manifestação cultural do estado do Maranhão: o bumba meu boi.

A sessão já acontece há anos, sempre no mês de junho, no auge dos festejos juninos. Este ano a homenagem foi antecipada, coincidindo com o início oficial da festança junina na capital do estado, São Luís.

“Todo ano faço esta homenagem”, afirmou Hildo Rocha ao Jornal Pequeno, em Brasília. Este ano consegui antecipar a data, devido a grande agenda de votação da Câmara este mês, e assim não ofuscar a beleza desta manifestação cultural, de tradição histórica no Maranhão e que faz parte da cultura popular do Brasil”, acentuou.

O deputado explicou que sua iniciativa em propor uma sessão solene “é para que todos possam ver a beleza do bumba meu boi e é uma forma de divulgar o nosso folclore, as nossas raízes, tradições e o potencial cultural do Maranhão.”

(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

SÃO JOÃO DIVERSIFICADO

Hildo destacou na tribuna do Plenário Ulysses Guimarães que “festejos juninos tem em vários estados do Nordeste. Mas o do estado do Maranhão é diferente do que se vê em outros lugares.”

“O nosso São João começa mais cedo e termina mais tarde e é diversificado. Nos outros estados a festa é bonita também, mas predomina a apresentação de quadrilhas juninas. Nós também temos isso, mas tem os grupos de bumba meu boi em vários sotaques, Dança do Cacuriá, Dança Portuguesa, Tambor de Crioula. Enfim, uma diversidade cultural que faz os Festejos Juninos de São Luís do Maranhão diferente dos outros estados do Brasil, e que encanta os turistas”, completou.

O grupo que se apresentou no Plenário da Câmara dos Deputados foi o “Boi de Teodoro”. O grupo foi fundado há 56 anos na cidade-satélite de Sobradinho pelo maranhense Teodoro Freire, da cidade de São Vicente de Férrer, situada na Baixada Maranhense. Teodoro já faleceu, mas a família continuou com a tradição, uma vez que a brincadeira vem de uma promessa que ele fez ao São João.

Fechar