Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Educadores lançam livro que conta a história da manifestação folclórica

Educadores maranhenses lançam a obra “Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na escola” na próxima quinta-feira, 13, no Buriteco Café

(Foto: Divulgação)

Em tempos de festejos juninos e programação nos arraiais de São Luís, uma novidade chega às salas de aula no intuito de reconhecer, valorizar e salvaguardar o Bumba-meu-boi do Maranhão enquanto Patrimônio Imaterial do Brasil. Trata-se da obra “Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na escola”, resultado final de uma pesquisa de mestrado da arte-educadora Déborah Barros, sob orientação do Prof. Dr. João Fortunato Soares de Quadros Júnior (PPGEEB/UFMA). O lançamento do livro, que ficará disponível às escolas e profissionais interessados em música, cultura e educação, acontece na próxima quinta-feira, 13, às 19h, no Buriteco Café (Centro Histórico).

De acordo com uma das autoras, a arte-educadora Déborah Barros, o trabalho foi desenvolvido em 2017 no Centro de Ensino Manoel Beckman, localizado no bairro do Bequimão, em São Luís. “Consiste numa proposta de intervenção cujo objetivo era o de aplicar uma metodologia de ensino de cultura popular abordando o bumba-meu-boi maranhense”, destacou. “O Bumba-meu-boi do Maranhão é uma manifestação popular que envolve as quatro linguagens artísticas – dança, música, artes visuais e teatro – e encontra na disciplina Arte uma potencial via de trabalho a ser incorporada na estrutura dos currículos da educação básica, por isso, a inserção do bumba-meu-boi maranhense na educação formal também favorece a salvaguarda e difusão dessa cultura”, concluiu.

O livro faz um minucioso recorte sobre a origem, a história e os sotaques do bumba-meu-boi maranhense, além de oferecer videoaulas sobre os passos dos personagens e as células rítmicas de cada instrumento. É indicado tanto para professores e alunos quanto para aqueles que desejam saber mais sobre o Bumba-meu-boi do Maranhão. O livro estará disponível para venda durante o lançamento, momento em que haverá uma sessão de autógrafos com os autores.

SERVIÇO

Lançamento do Livro “Urrou! Urrou! O Bumba-meu-boi na escola”

Data: 13 de junho (quinta-feira)

Local: Buriteco Café (Rua Portugal, 188 -Centro Histórico)

Horário: 19h

Carregando