Indústria da construção civil no Maranhão registra queda de atividade

A informação é da Sondagem Indústria da Construção Civil do Maranhão

Da redação: Gustavo Bogea

Após sugerir uma recuperação em março, a atividade da construção civil retomou trajetória descendente no mês de abril. A evolução na ordem de 9,1 pontos, de fevereiro para março, foi suplantada por um decréscimo expressivo de 14,1 pontos no mês conseguinte. Com isso, o índice de atividade marcou 25,0 pontos, ficando 20,8 pontos abaixo do índice nacional (que também registra baixa atividade). A informação é da Sondagem Indústria da Construção Civil do Maranhão, pesquisa elaborada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Outro fato que reforça o quadro de desaquecimento é o recuo de 16% na Utilização da Capacidade Operacional (UCO) concomitantemente a redução do número de empregados (-26,0). Deste modo, as expectativas do setor foram prontamente comprometidas, como indica as projeções para os próximos seis meses registradas nos índices de expectativa, que se estabeleceram todos na faixa dos 35,0 pontos.

Participaram da pesquisa empresas da Construção Civil do Maranhão de pequeno, médio ou grande porte, no período de 2 a 16 de maio.

Fechar