Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Prévias juninas animam turistas no Centro Histórico de São Luís

Os grupos Unidos de Santa Fé e Tambor de Crioula de Apolônio deram mostras do que esperar da temporada

Tambor de crioula nas prévias do São João no Centro Histórico. (Foto: Jorrimar Carvalho)

Já na primeira quarta-feira de junho (5), o Tambor de Crioula saudou a chegada do mês mais festivo do estado. Na abertura das Prévias Juninas, realizada na casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís, os grupos Unidos de Santa Fé e Tambor de Crioula de Apolônio deram mostras do que esperar da temporada.

Quem compareceu se encantou com o que viu. “É um Paraíso, muito lindo, eu só tinha visto em reportagem, mas ao vivo é muito lindo”, disse a turista de Curitiba Fátima Moura Santos.

As prévias serão realizadas até o dia 15 de junho e, nesse período, toda quarta-feira haverá tambor de Crioula na Casa do Tambor de Crioula. Às quintas, sextas, sábados e domingos, a festa acontece na Praça Nauro Machado, que vai receber shows, grupos de bumba meu boi e danças típicas.

Encantada com São Luís, dona Fátima, que veio acompanhada do esposo, já fez planos para o ano que vem. “Aqui é maravilhoso, lá no Sul a gente não faz ideia, e se Deus quiser, ano que vem eu volto, mas volto com a família toda”, completou.

Do Rio de Janeiro, o militar Marcelo da Silva Ribeiro também foi tocado pelos tambores. “Foi a primeira vez, foi uma coisa muito impactante da cultura negra, a coisa da raiz mesmo, muito bacana”, disse.

Mesmo com viagem marcada para outras cidades turísticas no estado, ele disse que faz questão de voltar para São Luís nos próximos dias. Além das manifestações populares, a segurança e as comidas típicas chamaram a atenção do militar.

“Está muito bem organizado, a questão da segurança é uma coisa que está sendo muito visto e a cultura está sendo bem divulgada na ornamentação, na música”, disse.

“Queríamos conhecer mais a fundo as festas juninas, porque no Sudeste não é tão enraizado e aqui no Nordeste vamos ter muito mais a população envolvida nisso. Eu estava procurando justamente isso aí, a comida, a dança, a cultura em si da cidade”, completou.

Prévias

As prévias juninas vão acontecer até 15 de junho, às quartas-feiras, na Casa do Tambor de Crioula; às quintas, sextas, sábados e domingos, na Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís. Na programação, muito Bumba meu boi, danças regionais e tambor de crioula.

Programação

Sexta-feira (7 de junho)

18h – Cacuriá de Dona Teté
19h – Brilho da Ilha
20h – Boi Barrica

Sábado (8 de junho)

18h – Boi Novilho Branco
19h – Cia Encantar
20h – Boi de Santa Fé

Domingo (9 de junho)

17h – Boi Nina Rodrigues
19h – Baile de Caixa
20h – Boi de Axixá

Carregando