Inaugurada primeira marcenaria de móveis projetados do sistema prisional do Maranhão

Serão confeccionados gaveteiros, mesas, armários, estações de trabalho e raques em MDF de alta qualidade

Da redação: Gustavo Bogea

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), inaugurou, a primeira marcenaria de móveis projetados do sistema prisional do Maranhão. A frente de trabalho funciona na própria sede da Seap, no bairro Vila Palmeira. Inicialmente, 31 internos do regime semiaberto começaram as atividades de produção dos mobiliários feitos em MDF que serão fornecidos à Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) e à Secretaria de Estado de Governo (Segov). Serão 1.200 móveis produzidos, na primeira etapa.

Ambas assinaram convênio de cooperação técnica com a Seap para a inclusão de pessoas presas em ciclos produtivos de trabalho. A proposta objetiva ampliar ainda mais a oferta de ocupação digna aos internos, potencializando as atividades de reintegração social.

Serão confeccionados gaveteiros, mesas, armários, estações de trabalho e raques em MDF de alta qualidade. A marcenaria funciona de segunda-feira à sexta-feira, beneficiando os internos com a profissionalização e também com a remição de pena de um dia para cada três trabalhados.

Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) e uniformes de serviço foram entregues aos 31 internos que desenvolvem as atividades na marcenaria. Cada um dos internos recebeu dois kits compostos por: protetor auricular, óculos de proteção; luvas; e capacetes.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP), em conjunto com as secretarias Adjuntas de Segurança Penitenciária (SASPE) e de Administração, Logística e Inovação Penitenciária (SALIP) da Seap.

Fechar