Casa do Maranhão realiza programação especial durante os festejos juninos

A programação começa a partir desta terça-feira (11). Será realizada nas salas expositivas e de recursos audiovisuais

Da redação: Gustavo Bogea

Com o objetivo de demonstrar a tradição, riqueza e diversidade da cultura popular maranhense, a Casa do Maranhão preparou uma programação especial para o período dos festejos juninos, com exposições, mediação cultural e outras ações socioeducativas.

A programação começa a partir desta terça-feira (11). Será realizada nas salas expositivas e de recursos audiovisuais. A Casa do Maranhão está localizada na Rua do Trapiche, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. As visitas podem ser feitas de terça a sábado das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h30.

Os visitantes poderão participar da ação educativa Trilha Magnética, que propõe um percurso pelas Salas dos Sotaques, da Patrimonialização, dos Personagens e das Fotografias, mostrando elementos presentes na cultura maranhense.

Nesta terça-feira (11), também será aberta a exposição fotográfica “Festejos de São Pedro e São Marçal”, símbolos de fé e resistência cultural, evento tradicional marcado pelo grande Encontro dos Batalhões de Bumba Meu Boi, no bairro do João Paulo. Faz parte da programação ainda a exibição de vídeos e documentários sobre o Complexo Cultural Bumba meu Boi.

Na quinta-feira (13), a Casa abre as exposições Guardiões da Cultura Maranhense, que é um memorial das contribuições dos mestres da cultura popular; “Mãos que fazem cultura, da origem ao brilho do Bumba Meu Boi”, uma homenagem aos “arquitetos do boi” (costureiras, artesãos e bordadeiras e bordadeiras); e “Ponto de Cultura Boi da Floresta: Apolônio, Liberdade e Resistência”, que uma ação com o objetivo de enaltecer e comemorar os 100 anos do mestre Apolônio do Boi da Floresta e 101 anos do Bairro da Liberdade primeiro Quilombo Urbano de São Luís.

Fechar