Duarte Jr realiza ação de limpeza na Praia da Guia em São Luís

Foi recolhido aproximadamente uma tonelada de resíduos sólidos

Fonte: Ascom Duarte Júnior

A partir da mobilização da digital influencer Laryssa Mourão, de apenas 12 anos, que tem um perfil no Instagram com mais de 21 mil seguidores, o @coisas_de_laryssa, em parceria com o deputado estadual Duarte Jr, um mutirão de limpeza foi realizado na Praia da Guia, no sábado (8), em São Luís. A ação teve apoio da iniciativa privada, por meio da Maxtec.

Foi recolhido aproximadamente uma tonelada de resíduos sólidos, dentre eles: isopor industrial, frascos de vidro, embalagens plásticas (inclusive de óleo automotor), garrafas e cacos de vidro, preservativos, garrafas pet, calçados e outros. Todos os resíduos serão encaminhados para o aterro sanitário do município de Rosário.

A mãe da Laryssa, Jully Mourão, após muitas marcações do perfil do deputado no vídeo que a menina publicou em sua conta no Instagram mostrando o caso, encontrou com o parlamentar, que é presidente da Frente Parlamentar Lixo Zero, em um evento e apresentou o projeto, conseguindo apoio de imediato. “A Laryssa fez essa grande mobilização preocupada com a situação de tanto lixo na praia e eu fico muito feliz de ver que ela cresce bem direcionada e querendo fazer a diferença. Como vi que ela estava decidida, conversei com muitas pessoas, inclusive com o Duarte, que abraçou a causa”, destacou.

O parlamentar, em diálogo com a empresa Maxtec, que faz tratamento de resíduos sólidos, solicitou os equipamentos necessários e foi atendido com a disponibilização de um caminhão compactador de lixo, 50 pares de luvas e 200 sacos. O deputado também levou gadanhos, frutas e água para os participantes da ação.

A iniciativa também contou com o apoio da Associação Comunitária Itaqui Bacanga (ACIB), Greenpeace, curso de Administração da UFMA, voluntários e do Movimento Vida na Praia, num total de 50 pessoas envolvidas.

Laryssa Mourão explicou que a ideia surgiu a partir de uma visita ao local para uma gravação que seria publicada em seu instagram e que, quando viu mais de 2 km de lixo em uma praia que é ponto turístico, quis imediatamente fazer algo para mudar essa realidade. “Eu fiquei bem preocupada com a situação da praia e quis ajudar de alguma forma. Não pode um lugar tão lindo ficar desse jeito. As pessoas não podem sujar dessa forma, pois temos que nos preocupar com os animais marinhos e com o meio ambiente. E eu tô muito feliz com a ajuda que tive, do tio Duarte Jr, da Maxtec e todos que ajudaram”, comemorou.

De acordo com o deputado, essa ação é mais que um trabalho de limpeza, é uma ação de cidadania. “Mesmo sendo uma praia de difícil acesso, acumula uma grande quantidade de lixo. Algo preocupante, pois todos esses resíduos chegam com a maré. Parabenizo a Laryssa pela excelente iniciativa. Vale lembrar que a melhor forma de limpar é não sujando. Assim, com união e pequenos gestos, aos poucos vamos resgatando o amor pela nossa Ilha”, ressaltou Duarte.

Nayara Ferreira, engenheira ambiental da Maxtec, disse que a empresa já tem esse compromisso com a sustentabilidade do gerenciamento de resíduos e é sempre um prazer poder participar desse tipo de ação. “Atendemos ao chamado do deputado Duarte Jr e da Laryssa porque é dessa forma que vamos conscientizando que todos devemos ter compromisso com o meio ambiente e com a vida marinha”, afirmou.

Fechar