Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Campanha Junho Vermelho destaca importância da doação de sangue

O Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) funciona das 8h às 18h, no bairro Jordoa, em São Luís

Foto: Reprodução

No Dia do Doador de Sangue, o Governo do Maranhão intensificou a campanha Junho Vermelho, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Com o tema “Você estende o braço, nós achamos seu par”, a ação tem como objetivo aumentar em 20% o número de doadores em relação à campanha do ano anterior.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, participou das ações do Dia do Doador de Sangue no Hemomar. “O mês de junho chegou e com ele a campanha pelo incentivo à doação de sangue. A doação pode salvar vidas. Logo, é uma prática que merece toda a motivação possível. É com base nessa assertiva que convido a população para participar de uma corrente de solidariedade, no Junho Vermelho ou em qualquer período do ano”, disse.

O diretor-geral do Hemomar, Etelvado do Carmo Castro, destacou a importância da campanha. “Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, fizemos com que o presente mês ganhasse uma maior evidência tanto para suprir as demandas, como para atender as necessidades decorrentes das festividades juninas. Em julho identificamos uma considerável queda no número de doações, assim contamos com a participação do público para que nossos estoques estejam supridos nestes dois meses”, enfatizou.

Em 2018, a campanha coletou 1.966 bolsas de sangue em São Luís. Para manter os estoques, o Hemomar precisa coletar cerca de 300 bolsas de sangue por dia. “Contamos com a sensibilidade das empresas, universidades, além das pessoas que vêm pegar resultados e que por ventura, também, queiram fazer uma doação” disse a assistente social do setor de Captação do Hemomar, Francinete Araújo.

Doação 

O Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) funciona das 8h às 18h, no bairro Jordoa, em São Luís. Para doar sangue, o interessado deve estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos precisam apresentar alguns documentos e preencher um formulário de autorização; pesar no mínimo 50kg. Também é importante estar descansado, bem alimentado, assim como apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

Carregando