Dia Nacional do Tambor de Crioula é comemorado com festa no Centro Histórico de São Luís

O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense e reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2007

Fonte: Secap
Dia Nacional de Tambor de Crioula foi comemorado na terça (18). (Foto: Gilson Teixeira)

Uma grande festa reuniu brincantes, amantes e estudiosos do Tambor de Crioula no Centro Histórico de São Luís. As comemorações pelo Dia Nacional do Tambor de Crioula, promovidas pelo Governo do Maranhão nesta terça-feira (18), incluíram a realização de palestras, exibição de vídeos, o lançamento de um CD e um DVD e claro, rodas de tambor na casa do Tambor de Crioula.

“Nós pensamos em uma programação para todos os públicos, a academia, detentores, escolas para fazer esse trabalho de educação patrimonial que agora culmina com essa grande festa, três grupos de tambor de crioula para compartilhar e comemorar esse grande dia”, afirmou o diretor da casa do Tambor de Crioula, Neto de Azile.

Além da exibição de filmes, houve bate papo com especialistas e palestras sobre Salvaguarda do Tambor de Crioula, e relatos das experiências de intercâmbio sobre o Tambor de Crioula e o Batuko, manifestação cultural de Cabo Verde.

No final da tarde houve, ainda, o lançamento do DVD Salvaguarda do Tambor de Crioula e CD registro de toadas.

Presidente da União dos Tambores do Estado do Maranhão – Unita, Werlys Santos, um dos chamados detentores do tambor e integrante do Comitê Gestor do Tambor de Crioula, falou da experiência de comemorar o Dia Nacional do Tambor com o lançamento de um CD e DVD.

Dia Nacional de Tambor de Crioula foi comemorado na terça (18). (Foto: Gilson Teixeira)

“Foi bastante trabalhoso, mas é um trabalho de salvaguarda muito importante, de registrar o Tambor de Crioula, com grupos de São Luís, Alcântara e outros municípios e agora poder ter esse material à disposição da população, da cultura e história do Maranhão”, comentou.

A noite foi encerrada com as apresentações dos grupos Proteção de São Benedito do Anjo da Guarda, Amor de São Benedito da Fé em Deus e Tambor de Leonardo.

Tambor de Crioula

O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense e reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2007. O ritmo intenso dos tambores é uma das características da manifestação que envolve ainda dança e canto. A dança apresenta uma particularidade: a punga. Durante a dança entre as mulheres (coreiras), o gesto indica saudação e convite para outra brincante entrar e sair da roda.

Fechar