Arena do Forró é mais uma atração do Arraial da Praça Maria Aragão o mais tradicional de São Luís

O Arraial da Praça Maria Aragão, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, oferece uma programação diversificada para todos os públicos

Fonte: Secom / Prefeitura de São Luís
Arena do forró é mais um espaço do Arraial da Praça Maria Aragão. (Foto: Divulgação)

Além dos espaços de apresentações das brincadeiras e de concentração do público, o Arraial da Praça Maria Aragão tem uma área totalmente dedicada ao forró, ritmo genuinamente nordestino e termo popular e genérico para designar o xote, baião, arrasta-pé e o xaxado. A Arena do Forró, incorporado ao arraial pela atual gestão municipal, agrega diversidade às atrações do Arraial da Praça Maria Aragão, promovido pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Estado.

Montado onde antes funcionava o antigo Espaço Cultural, o espaço da Arena do Forró é formado por uma estrutura com cobertura de lona, palco para as bandas de forró, um espaço para o público dançar e, ao redor, uma espécie de praça de alimentação, lugar estratégico procurado pelos casais que se lançam no ‘arrasta-pė’ para fazer um lanche e voltar para o salão sempre ao som de verdadeiros hinos do Nordeste, como Asa Branca, do Rei do Baião Luiz Gonzaga.

Da primeira noite de programação na Maria Aragão (dia 19 de junho) até o encerramento do arraial, o espaço sempre recebe dois grupos de forró, geralmente formados por cantores e instrumentistas locais ou do interior do Maranhão ou até mesmo de outros estados, como é o caso da vocalista do Forró Pegado, Cícera Silva, natural de Pernambuco, cuja apresentação oficial está prevista para segunda-feira (24). Nesta quinta-feira (20), ela esteve no espaço para prestigiar o Trio Poeirão, cujo sanfoneiro é o mesmo da banda da cantora.

“Muitos grupos são assim, formados por maranhenses e gente que vem de cidades de outros estados. O bom é gostar do forró e fazer uma apresentação que encante o público. Estamos há sete anos na estrada e nossas vindas ao São João da Maria Aragão sempre são muito prestigiadas pelo público, que demonstra gostar muito do forro”, destaca a Cícera Silva.

(Foto: Divulgação)

Na segunda noite de programação, quem comandou os fãs do xote, baião, arrasta-pé e xaxado foram os grupos Forró de Mel e Trio Poeirão, que animaram casais simpatizantes do som da sanfona, triângulo e zabumba, como a servidora pública Milena Marinho e o companheiro dela, o operador de sistemas Deilson Henrique Meneses. “Estamos vindo na Arena do Forró desde o ano passado. E no São João 2019, vez ou outra estaremos por aqui, pois curtimos demais o ritmo”, declarou Milena.

PROGRAMAÇÃO

No sábado (22), a programação do arraial começa com a apresentação da Dança Pau de Fita Comediante Junina, a partir das 18h. Logo em seguida, o Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé dá o seu recado ao público. A noite ainda terá o Grupo Alternativo Baile de Caixa, Boi de Zabumba Unidos Venceremos, Show Bumbaxote com Gargamel, Boi de Orquestra Upaon-Açu, o famoso Cacuriá de Dona Teté, e encerramento com o Boi de Orquestra de Morros. Na Arena do Forró, as bandas Forró de Lo e Encaixotado botam os fãs do ritmo para dançar.

Fechar