Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Cerimônia de encerramento do 42º Festival Guarnicê de Cinema acontece nesta sexta-feira, 21

Evento terá início às 19h30 e será realizado no Teatro Arthur Azevedo com premiações e homenagem ao cineasta Aly Muritiba

A coordenadora do Festival, Fernanda Santos Pinheiro, com o cineasta Aly Muritiba, homenageado da noite de encerramento. (Foto: Orcenil Jr)

Será realizada nesta sexta-feira (21) a Cerimônia de encerramento do 42º Festival Guarnicê de Cinema. Na oportunidade, o diretor e roteirista Aly Muritiba será homenageado. Para ter acesso ao evento, que é gratuito, basta retirar os ingressos na bilheteria do Arthur Azevedo.

O Festival Guarnicê de Cinema é realizado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, com apoio o Governo Maranhão, Equatorial/ Cemar e do Banco do Nordeste.

A noite é também reservada a entregas de premiações nas categorias Melhor Fillme Longa-metragem Nacional e Melhor Filme Curta-metragem Nacional. Também serão entregues os prêmios Assembleia Legislativa do Maranhão, CIA RIO, Mistyka, Prêmio de Aquisição Elo Company e a premiação Ctav. Na edição deste ano foram incorporadas as categorias de melhor Reportagem, Melhor Videoclipe, Melhor Filme Publicitário e curtíssimas, cujos premiados também serão conhecidos nesta sexta-feira.

Ao todo concorrem seis filmes na categoria longa-metragem, 18 filmes na categoria curta-metragem, cinco filmes maranhenses na categoria longa-metragem, 17 filmes maranhenses na categoria curta-metragem, 10 filmes na categoria curtíssima-metragem, 27 videoclipes, quatro reportagens na categoria Reportagem Televisiva e dois comerciais na categoria filme publicitário.

Foram mais de 100 horas de filme, entre mostras competitivas locais e nacionais e mostras paralelas. Foram realizadas seis oficinas, bate-papos e workshops.

Na edição deste ano o festival teve como tema “Inovação e Tecnologia no Audiovisual”. “Inovação e Tecnologia no Audiovisual”. De acordo com a diretora do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA (DAC) e coordenadora geral do festival, Fernanda Santos Pinheiro, a temática levou em conta o potencial da criatividade e da inovação no audiovisual brasileiro na geração de renda e crescimento econômico do país.

Outra novidade ficou por conta do aplicativo desenvolvido especialmente para o festival pelos membros da Empresa Júnior de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Maranhão (ADAej). Com o aplicativo foi possível acessar a programação do festival e votar na categoria júri popular.

Último dia de programação

No último dia de atividades do 42º Guarnicê acontece uma Roda de Conversa sobre as competitivas Maranhense e Nacional, das 14h às 16h, no hall do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

Além disso, às 17h, no Teatro Arthur Azevedo acontece a exibição do filme Codinome Clemente, dirigido por Isa Albuquerque.

Carregando