Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Hospital Aquiles Lisboa promove atendimento itinerante para prevenção da hanseníase no bairro Sá Viana

Neste sábado (22), a ação será realizada na avenida principal do Sá Viana, próximo ao ponto final da linha de ônibus

População realiza consulta dermatológica durante outras ações itinerantes do Hospital Aquiles Lisboa (Foto: Divulgação)

A terceira edição de atendimentos itinerantes do Hospital Aquiles Lisboa (HAL) será neste sábado (22), das 8h às 12h, no bairro Sá Viana, área do Itaqui-Bacanga, em São Luís. Com a ação, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) dá continuidade à assistência para o diagnóstico precoce de casos de hanseníase.

A população, que busca atendimento preventivo, será assistida nas etapas de triagem e consulta na ação itinerante do HAL. Na consulta, o paciente deve apresentar o cartão do SUS e documento de identidade.

A direção do Hospital Aquiles Lisboa tem como objetivo fazer um estudo sobre a incidência das principais doenças dermatológicas da região Itaqui-Bacanga. “Realizamos ações itinerantes para fazer a busca ativa daquele paciente que apresenta os sinais e sintomas da hanseníase, bem como de outras doenças de pele”, destacou o diretor administrativo da unidade, Raul Fagner.

O atendimento contará com equipe composta por médicos dermatologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da estrutura de laboratório do HAL para os casos de bacilocospia. Nas edições da ação nos bairros Vila São Luís e Vila Ariri, os profissionais efetuaram 163 atendimentos.

Neste sábado (22), a ação será realizada na avenida principal do Sá Viana, próximo ao ponto final da linha de ônibus.

Hanseníase

A hanseníase tem cura, porém pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for feito tardiamente ou se o tratamento não for feito de forma adequada. A doença acomete, principalmente, os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos (localizados na face, pescoço, terço médio do braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos).

Carregando