Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Ponta do São Francisco será novo atrativo turístico de São Luís

Local poderá ser utilizada para promoção de passeios naúticos

Foto: Reprodução

Dando continuidade às obras de urbanização do PAC Ponta do São Francisco, a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) avança e investe na sustentabilidade para transformar o local em um novo potencial turístico para São Luís.

A intervenção engloba um conjunto de obras de urbanizações com infraestruturas básicas de rede de esgoto, drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, rede de iluminação, aterro de áreas sujeitas a alagamentos causados pelo fluxo das marés e construção de equipamentos públicos de apoio à pesca e lazer. São investimentos na ordem de R$ 7,6 milhões.

De acordo com o secretário da Secid, Rubens Pereira Júnior, esta iniciativa faz parte de implementação de uma política de desenvolvimento local para promover melhores condições de vida dessa população que há tanto tempo foi esquecida. “É uma obra ampla de infraestrutura dessa região, teremos requalificação da área, além de equipamentos de esporte e lazer e geração de renda. Será construída também uma avenida sobre um aterro, que vai cercar toda essa área conhecida como Ponta de São Francisco”, disse o gestor.

Rubens Júnior afirmou, ainda, que o local será um novo atrativo turístico de São Luís, pois a área poderá ser utilizada para promoção de passeios de barcos, de catamarã, jetski, outros esportes e atividades, bem como geração de negócios.

Está prevista também a construção de estacionamentos e de rampas de acesso pesqueiro ao Rio Anil e Bacia de São Marcos, além de galpão de apoio a comunidade pesqueira ali existente e localizadas ao longo da Avenida Ferreira Goulart.

O projeto contempla, ainda, um complexo com três praças, quadra poliesportiva, quadra de areia, área de ginástica, playground, posto policial, duas lanchonetes, dois decks, passarelas, calçadão na beira-mar e ações de regularização fundiária.

De acordo com o fiscal da obra, o engenheiro Deusdedith Evangelista, “é um investimento de grande porte que promoverá o turismo na localidade e transformará a vida das famílias que conviviam com as enchentes e a falta de saneamento básico”, evidenciou.

Os antigos moradores das palafitas estão sendo beneficiados com as melhorias do bairro. Atualmente, eles recebem o aluguel social no valor de R$ 500 para pagar a estadia provisória. E em breve serão contemplados com parte das 256 unidades do Residencial José Chagas, unidades do Minha Casa Minha Vida construídas pelo Governo do Estado na Avenida Ferreira Gullar.

Urbanização da Avenida Jackson Lago

Outra área que está sendo revitalizada é a da avenida Quartocenário – Jackson Lago. Os projetos abrangem praças, escola de ensino fundamental, Unidade de Segurança Comunitária (USC), Unidade Básica de Saúde (UBS), delegacia, pista de skate, quadra poliesportiva e creche. “Todas as obras foram iniciadas e estão em andamento, porém terão celeridade após o inverno, ou seja, em julho”, relatou o fiscal da obra, Deusdedith Evangelista.

Carregando