Palácio dos Leões tem novo recorde de visitação no mês de junho

Em junho deste ano, 12.588 visitantes, entre turistas e maranhenses, passaram pelos salões

Da redação: Gustavo Bogea

Localizado no coração do Centro Histórico de São Luís, o Palácio dos Leões bateu novo recorde de visitação. Em junho deste ano, 12.588 visitantes, entre turistas e maranhenses, passaram pelos salões e conheceram o acervo do prédio que funciona como sede do Governo do Estado e casa de cultura ligada à Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

O último pico de visitantes foi registrado no mês de julho do ano passado, quando 11.120 visitantes passaram pelo local. No comparativo com o mês de junho de 2018, a quantidade de pessoas registrada este ano mais que dobrou. No mesmo período do ano passado, foram 6.068 visitas e as expectativas de público são ainda melhores.

“Em julho do ano passado tivemos um número recorde de 11.120 pessoas e, esse mês, em junho, nós já batemos essa meta. Como julho é um mês de férias, quando normalmente temos um aumento, estamos esperando mais de 14 mil pessoas”, informou a diretora do Museu do Palácio dos Leões, Anna Carolina Vieira.

A média de visitação vem crescendo todos os anos e, de acordo com diretora, se deve especialmente ao funcionamento efetivo da casa de cultura, que oferece visitas guiadas de terça a domingo.

“Basta recordarmos que, antes de 2015, o museu não abria todos os dias, não abria em todos os horários, quando abria era uma vez por semana, em um único turno”, disse.

“Esta é a primeira vez que nós abrimos o Palácio efetivamente de terça a domingo, não tem pausa para o almoço, com certeza podemos afirmar que nunca antes o Palácio foi visitado por tantas pessoas no período de um mês”, completou.

Atrativos

Móveis, pinturas, vasos e tapeçarias que remetem aos séculos 18 e 19 são alguns dos atrativos dos salões do museu do Palácio dos Leões.

Na visita guiada oferecida pela casa de cultura, é possível conhecer espaços como o Salão Dourado, onde as peças têm detalhes em ouro; o Salão de Música, com um piano de cauda e teclas de marfim; o Salão Nobre, onde o governador do Estado recebe autoridades e comitivas de outros estados e países; o Salão de Banquete, que tem vista para o jardim do Palácio, e, por último, a galeria de obras de arte como a pinacoteca de Artur Azevedo.

Visitação

Localizado em um dos marcos da fundação de São Luís, na atual praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís, o Palácio fica aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados e domingos das 9h às 17h.

Grupos de mais de 15 pessoas ou visitas escolares podem ser agendadas pelo telefone (98) 2108-9108. As ligações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, entre as 13h e 17h. Há também o agendamento pelo sistema Circuito de Visita Cultural, que pode ser acessado no endereço: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/eventos/2016/agendamento/

Fechar