Adelmo Soares destaca avanços e promove debate em prol da Agricultura familiar do Nordeste

O fórum contou com uma programação voltada para pautas que visem fortalecer a agricultura familiar nordestina.

Da redação: Vinicius Bogea

O deputado estadual Adelmo Soares participou da abertura do 15º Fórum dos Gestores e Gestoras Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar no Nordeste, que ocorreu em Natal/RN, na quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O fórum contou com uma programação voltada para pautas que visem fortalecer a agricultura familiar nordestina.

O início do evento, que teve participação dos deputados Adelmo Soares e Wendell Lages representando o Maranhão, contou como programação variada, com sanção de projetos de lei e documentos assinados. Entre as ações realizadas em prol da agricultura familiar, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pela governadora Fátima Bezerra e a deputada estadual Isolda Dantas, realizou a entrega simbólica do milésimo documento de identidade a uma mulher rural, a sanção da lei do Programa de Compras Governamentais da Agricultura Familiar.

Também foi anunciada a retomada de apoio financeiro a CECAFES (Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária) e outros debates, que tiveram como fim alavancar o setor e trazer benefícios para os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Nordeste.

A articulação dos parlamentares maranhenses com parlamentares e entidades potiguares de apoio à agricultura familiar e desenvolvimento regional foi essencial para a consolidação de um espaço de troca e realização de ações conjuntas que priorizem o fortalecimento do setor para os nordestinos.

“É com muito orgulho que estou aqui hoje representando o Maranhão, junto ao meu colega parlamentar Wendell Lages, para somar cada vez mais a luta pela agricultura familiar, agora em escala regional. Me sinto honrado de poder traçar essa caminhada em prol da agricultura familiar ao lado da governadora Fátima Bezerra acolhendo-nos com carinho em sua terra e representando um símbolo para esse setor. Também destaco a presença da deputada estadual Isolda Dantas, que exerce seu trabalho no parlamento rio-grandense de forma categórica, sempre lutando a favor do povo e dando esperança àquelas que mais precisam”, destacou Adelmo Soares.

O Fórum obteve uma grande repercussão no seu início, atraindo agricultores e agricultoras familiares de muitos estados nordestinos para que estes pudessem acompanhar a agenda de discussões.

NORDESTE EM FOCO

Fortalecendo as relações parlamentares, Natal também é palco da segunda reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional do Nordeste, que acontece com a presença de dez parlamentares de cinco estados da região, promovendo um debate amplo e sólido em prol dos entraves sofridos pela região.

Fechar