Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Autoridades destacam importância do HTO para a saúde maranhense

O HTO segue suprindo uma grande lacuna em uma das áreas mais demandadas da saúde.

Padrão de higienização e bom atendimento nos leitos do HTO

Primeira unidade pública de alta complexidade criada pelo Governo do Estado do Maranhão, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) trata exclusivamente casos de ortopedia e traumas. Perto de completar dois anos de funcionamento e com mais de três mil cirurgias realizadas, o HTO segue suprindo uma grande lacuna em uma das áreas mais demandadas da saúde. O atendimento na especialidade já passou de 80 procedimentos cirúrgicos por mês para cerca de 400 cirurgias ortopédicas e de traumas, mensalmente.

Autoridades voltaram a reforçar a importância do HTO para a Saúde da população maranhense, como frisou o governador Flávio Dino: “O avanço é salutar em todos os aspectos. Com o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão ampliamos consideravelmente o número de leitos disponíveis para cirurgias referenciadas pelas UPAs e pelas unidades municipais de saúde. A evolução na saúde de nosso estado já é algo concreto, visível aos olhos de qualquer cidadão maranhense”, afirmou.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, apontou a valorosa contribuição do HTO para aliviar o fluxo de pacientes nos hospitais municipais: “O HTO soma esforços aos serviços que já desenvolvemos na rede municipal de saúde, a exemplo do atendimento hoje prestado no Socorrão II, que é uma unidade que recebe pacientes de todo o Maranhão. Sem dúvida, esse centro especializado na área de ortopedia e trauma ajudou bastante a desafogar significativamente nossas unidades voltadas à área”, destacou.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou a importância da unidade para o atendimento na área “Os serviços prestados no HTO estão auxiliando de sobremaneira a reduzir, inclusive, o tempo de espera na fila por uma cirurgia ortopédica ou causadas por traumas, proporcionando mais conforto e dignidade aos pacientes”, frisou o secretário.

O HTO conta com três centros cirúrgicos, posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos. O hospital disponibiliza, ainda, 44 leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O corpo clínico do HTO conta com especialistas em cirurgias de ombro e cotovelo, joelho, quadril, coluna, mão e microcirurgia, pé e tornozelo, trauma e ortopediatria.

Carregando