Mesmo após São João, Centro Histórico continua lotado nas férias

O São João já acabou, mas o fluxo de pessoas no Centro Histórico de São Luís continua intenso durante as férias de julho

Fonte: Da redação com Governo do Estado
O advogado Jonhy Vasconcelos e médica veterinária Marlise Milhomem aproveitam o final da tarde no Centro Histórico (Foto: Gilson Teixeira)

O São João já acabou, mas o fluxo de pessoas no Centro Histórico de São Luís continua intenso durante as férias de julho. Ainda é grande o número de famílias e turistas que visitam o local diariamente.

Motores do crescente movimento de reocupação do Centro, os mosaicos impressos nas bandeirinhas juninas, que desde o mês passado colorem como nunca as ruas históricas, ainda continuam atraindo os olhares de maranhenses e visitantes. A decoração deve ficar exposta até o início de agosto e a expectativa é que o número de frequentadores permaneça alto.

O auxiliar administrativo Lucas Costa mora no São Cristóvão e aproveitou o período de folga para conhecer museus e admirar a arquitetura local com a família. Ele pretende voltar mais vezes e acredita que o movimento turístico tem efeito direto na economia: “É muito bom ver São Luís movimentada, trazendo bastante turista para cá e enaltecendo a nossa cultura do jeito que estão enaltecendo. É bom demais ver isso”.

O advogado Jonhy Vasconcelos e a médica veterinária Marlise Milhomem usam o tempo de descanso para curtir o final da tarde no Centro Histórico. Jonhy acha que esse movimento de reutilização do Centro Histórico gera impacto positivo no comércio.

“Antes dessa tentativa de revitalizar, de enfeitar, de trazer algo diferente para cá, o volume [de pessoas] era bem menor. Hoje a gente percebe esse aumento grande no número de turistas e até dos próprios maranhenses, que fazem questão de vir aqui, dar uma passadinha para conferir. Gera muitos empregos indiretos, as pessoas que vêm, os ambulantes montam suas barraquinhas. Isso acaba movimento e gerando emprego para esse pessoal que precisa bastante”, frisa.

Mais Cultura e Turismo

As bandeirinhas juninas só devem ser desinstaladas do alto dos casarões coloniais com o fim da programação do Mais Cultura e Turismo de Férias.

A festa começou no último dia 3 e vai até 31 de julho. Atrações gratuitas às sextas, sábados e domingos na Praça Nauro Machado, e às quartas-feiras na Casa do Tambor de Crioula. Nas quintas-feiras, o reggae está de volta à Praça do Reggae. E a partir de 19 de julho, outra opção é o Pôr do Sol no Palácio, sempre às sextas-feiras, com apresentação de grupos de música instrumental.

As amigas Maria Júlia e Mariama Ribeiro aproveitam o movimento no Centro para alavancar as vendas (Foto: Gilson Teixeira)

Economia Criativa

Popularmente chamado de “São João fora de época”, a expectativa é que o Mais Cultura e Turismo mantenha os números alcançados durante o período junino. De acordo com pesquisa do Instituto Interpreta, 97,8% do público que frequentou as festas em São Luís aprovou o São João deste ano.

Ainda segundo o levantamento, 100% dos turistas de outros Estados disseram que pretendem retornar. Para 79,3% a festa em São Luís é melhor que no resto do país. Com mais turistas e frequentadores, maior a capacidade de estímulo à economia criativa, diferencial da festa junina este ano.

A indústria da criatividade estimula a geração de renda, cria empregos e promove a diversidade cultural. Esse é o caso das jovens microempreendedoras Mariama Ribeiro e Maria Júlia, que aproveitaram o movimento no Centro para ampliar as vendas do brechó que mantêm.

“A gente nunca viu tanta gente reunida aqui no Centro Histórico. Pretendemos ficar até o final do mês. Com esse movimento das bandeirinhas, deu esse boom e veio muito turista e muita gente”, ressalta Mariama.

A jovem conta que elas chegam a faturar uma média de R$ 200 a R$ 300 por dia no Centro Histórico. Para Mariama, a lucratividade foi maravilhosa durante o São João. “A gente já tem até cliente fixo, que vem aqui procurar nosso trabalho. É que brechó é isso, é moda sustentável. Os turistas amam”, pontua.

Mais Cultura e Turismo
Boa parte do agito no Centro Histórico está garantido com a programação do Mais Cultura e Turismo. Veja a programação abaixo:

Sexta-feira (12/07)
19h Show Henrique Menezes e as Caixeiras
20h TC de Leonardo
21h BMB da Maioba

Sábado (13/07)
19h Forró Trio Mulundus
20h BMB de Axixá
21h Companhia Encantar

Domingo (14/07)
17h Contação de Histórias – Grupo Xama Teatro
18h BMB Brilho da Ilha

Fechar