Morre, aos 95 anos, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff

Dilma Jane da Silva viveu com a família em Belo Horizonte, onde nasceu a filha que tornou-se presidente da República

Fonte: EM

Dilma Jane da Silva, a mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, morreu neste sábado. A informação foi confirmada pela amiga da presidente, a ex-ministra Eleonora Menecucci. Dilma Rousseff está em viagem na Inglaterra e, de acordo com Eleonora, volta para o Brasil na manhã deste domingo. Dona Dilma deixa as filhas Dilma Rousseff, Zana Lúcia Rousseff, o filho Igor Rousseff e a neta Paula Rousseff. A causa da morte ainda não foi confirmada.

A mãe da ex-presidente nasceu em 1924 e foi casada com o imigrante búlgaro Pétar Russév. Ele era funcionário da siderúrgica Manesmann e Dilma Jane era professora.

A família de classe média viveu por vários anos em Belo Horizonte, onde nasceu Dilma Rousseff. Foi também na capital mineira que começou a vida política da futura presidente: em 1964, enquanto estudava no Colégio Estadual Central, começou a militar na Organização Revolucionária Marxista – Política Operária (Polop).

Dilma Jane chegou a morar com a filha Dilma Rousseff quando ela se elegeu presidente pela primeira vez. A família ficou hospedada no Palácio da Alvorada. Os problemas de saúde da mãe da então presidente se agravaram e ela foi internada no Hospital de Base de Brasília. Durante o processo de impeachment, Dilma Rousseff chegou a informar que a mãe era poupada do noticiário negativo.

Fechar