Imigrantes venezuelanos refugiados em São Luís recebem assistência em saúde

Os imigrantes recebem visita da equipe de profissionais de saúde da Fesma a cada 15 dias

Da redação: Gustavo Bogea

Cerca de 100 imigrantes que se encontram na capital maranhense, alojados em pousadas ou abrigos localizados nos bairros da Cohab, Parque Athenas, Cidade Operária e proximidades do Castelão, receberam  visitas humanitárias e de vigilância em saúde.

Os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), criada para executar medidas de apoio institucional, assistência e combate a situações de risco epidemiológico, especialmente nos 30 municípios que integram o Plano Mais IDH.

Os imigrantes recebem visita da equipe de profissionais de saúde da Fesma a cada 15 dias. Os encontros, iniciados em maio deste ano, sempre são agendados previamente com os refugiados. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem para identificação de quadros febris e infecções respiratórias agudas. Também está sendo realizada a dispensação de medicações, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e antropometria.

Entre as necessidades identificadas no diagnóstico situacional, estão: atualização da situação vacinal, uma vez que parte significativa do grupo não possuía qualquer registro de regularidade vacinal; teste rápido para Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C; dispensação de kits de higiene em saúde bucal.

Fechar