Vídeo mostra momento em que avião cai no mar na Micronésia

O acidente aconteceu em setembro de 2018. Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas

Da redação: Gustavo Bogea

Um vídeo gravado de dentro do cockpit mostra o momento em que um Boeing 737-800 da companhia Air Niugini, de Papua Nova Guiné, cai na água do mar na Micronésia – arquipélago da Oceania. O acidente aconteceu em setembro de 2018. Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas.

As imagens estão um relatório divulgado na semana passada pela Comissão de Investigação de Acidentes de Papua Nova Guiné. Gravado pelo celular do engenheiro de manutenção de voo que estava no cockpit, o vídeo mostra uma densa neblina enquanto o avião se aproximava para o pouso no Aeroporto Internacional de Chuuk.

Os alertas soam no interior da aeronave, mas, mesmo assim, a aeronave cai na água. A gravação é interrompida no momento do impacto.

Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas. De acordo com investigações na época do acidente, a vítima estava sem cinto de segurança. Pescadores que estavam no local usaram seus barcos para ajudar a resgatar os passageiros.

Por que o avião caiu?

O relatório aponta que os pilotos ouviram ao menos 13 alertas emitidos pelo sistema da aeronave de que eles voavam em altitude menor que o necessário. Porém, os avisos foram ignorados.

Segundo a investigação, o caminho do voo ficou instável após o piloto automático se desconectar a 625 pés de altitude. A partir de 420 pés, o avião voava por instrumentos com velocidade de descida “significativamente maior do que 1 mil pés por minuto”.

Como o avião ficou praticamente intacto após a queda, chegou a se pensar que os pilotos fizeram um pouso de emergência na água. Porém, o diretor da Air Niugini, Alan Milne, descartou a hipótese.

O avião caiu na Lagoa Chuuk – que recebe esse nome por ser uma parte do Oceano Pacífico cercada por ilhas de um dos arquipélagos que compõem a Micronésia.

Fechar