Exército abre concurso para Curso de Formação de engenheiros militares

As inscrições estão abertas no período de 1º de agosto a 5 de setembro de 2019

Da redação: Gustavo Bogea

Foi publicado o edital do novo concurso do Exército para admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CRFM 2019/2020). O curso será realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), na cidade do Rio de Janeiro.

O certame visa preencher 10 vagas, sendo três vagas para a área de engenharia de computação, três para a área de engenharia elétrica, uma vaga para engenharia de produção e três engenharia de fortificação e construção (engenharia civil).

As inscrições estão abertas no período de 1º de agosto a 5 de setembro de 2019. Para efetuar a inscrição, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição, em meio eletrônico e realizar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 110.

A seleção será realizada por Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF), e o Processo de Heteroidentificação (PH). O EI constará de uma prova de conhecimentos específicos, peculiar à especialidade de engenharia e de duas provas de línguas sendo uma de português e outra de inglês.

As provas serão realizadas nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

Após a realização da seleção, os candidatos convocações iniciarão o Período de Adaptação, a fim de que possam verificar, na prática, sua adaptação e seu interesse pela carreira e recebem instruções iniciais sobre a doutrina militar.

Ao concluir com aproveitamento o CFrm, o concludente será nomeado a primeiro-tenente do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) e exercerá atividades relacionadas com a área, por um período mínimo de cinco anos.

Para participar é necessário ser brasileiro nato, ter no máximo 26 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso e ter altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima de 1,55m.

Também é necessário ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, a graduação em engenharia plena por instituição de ensino superior oficialmente reconhecida, em área de engenharia objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão.

Fechar