Carne branca pode ser tão prejudicial para o colesterol quanto a vermelha, diz pesquisa

Em média, o colesterol, LDL, é ruim para a saúde e foi aproximadamente 5 a 6% mais alto em cada uma das dietas de carne

Fonte: Rodrigo Almeida

A carne vermelha tem sido criticada há muito tempo pelo efeito que causa nos níveis de colesterol. O que leva muitas pessoas a consumir carne branca, como de frango ou peru, para proteger-se do mal.

No entanto, um novo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition desafia esta noção, sugerindo que a carne branca poderia ter o mesmo efeito sobre o colesterol que a vermelha.

Os pesquisadores começaram a sugerir proteínas a base de plantas no lugar dessas carnes, pois as leguminosas, cereais e oleaginosas contêm quase nenhum colesterol ruim nas composições.

Conduzida pelos investigadores do Children’s Research Hospital de Oakland, o estudo analizou 100 homens e mulheres entre 21 e 65 anos durante quatros anos.

Os participantes foram assignados a ciclos de quatro semanas comendo dietas rica em gorduras, com muitas carnes, ou baixa em gorduras saturadas, composta por feijões e leguminosas.

Segundo o autor principal do estudo, Ronald Krauss, diretor de pesquisa de arteriosclerose no Hospital de Oakland, foi uma surpresa descobrir que os efeitos sobre o colesterol eram idênticos nos grupo que comia carne branca.

Em média, o colesterol, LDL, é ruim para a saúde e foi aproximadamente 5 a 6% mais alto em cada uma das dietas de carne em comparação com as dietas sem carne.

Fechar