Paciente morre após aguardar transferência para hospital público em São Luís

Waldenice Oliveira Ferreira, de 45 anos, precisava realizar uma cirurgia de emergência após sofrer um AVC hemorrágico

Da redação: Gustavo Bogea

Faleceu nesse sábado (10) a dona de casa Waldenice Oliveira Ferreira, de 45 anos, que estava internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagy e aguardava ser transferida para um hospital em São Luís após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) havia pedido a transferência dela em até 48 horas, para um hospital onde ela pudesse realizar uma cirurgia. A Defensoria Pública do Maranhão também havia feito o pedido. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde afirmou que aguardava a disponibilidade de leito em unidades do município de São Luís ou da rede estadual de saúde para cumprir a determinação judicial e fazer a transferência.

Waldenice Oliveira sentiu uma forte dor no pescoço há sete dias e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, em São Luís. O diagnóstico foi torcicolo e enxaqueca. Após ter sido medicada, ela voltou para casa mas a dor continuou.

Na terça-feira (6), a vítima se sentiu mal novamente e foi internada na UPA do Aragaçy. No local, a equipe médica diagnosticou que ela tinha tido um AVC hemorrágico. Os médicos recomendaram que ela fosse transferida para um hospital com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para realizar uma cirurgia e retirar o coágulo que se formou no cérebro.

Fechar