Abertas as inscrições para o Prêmio Fapema 2019

As inscrições online podem ser realizadas no site da instituição, pelo endereço www.fapema.br, até o dia 23 de agosto

Fonte: Da redação

O governo do Estado lançou, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o edital Prêmio Fapema 2019 – Terezinha Rêgo. As inscrições online podem ser realizadas no site da instituição, pelo endereço www.fapema.br, até o dia 23 de agosto.

Considerada uma das mais importantes premiações científicas do Norte-Nordeste, o Prêmio Fapema tem como objetivo valorizar e reconhecer ações inovadoras e relevantes de pesquisadores, inventores e profissionais de comunicação com atuação de destaque no Estado.

Podem concorrer estudantes do ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores e profissionais graduados em Comunicação Social. Os ganhadores receberão diploma e troféu oficial do concurso e prêmio em dinheiro.

O governo do Estado do Maranhão destinou recursos da ordem de R$ 200 mil para a premiação em dinheiro, a ser distribuído de acordo com a categoria e modalidade.

Os vencedores do prêmio, em cada categoria, serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 5 de dezembro, que acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, na capital maranhense.

Estão previstas 50 premiações atribuídas às categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Especial Fapema.

HOMENAGEM

Em sua 15ª edição, o prêmio homenageia a professora Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Farmacêutica e Bioquímica, com doutorado em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), Terezinha Rêgo, aos 85 anos de idade, segue sua dedicação à pesquisa científica, à frente do Herbário Ártico Seabra.

“Eu fico muito feliz e honrada com essa homenagem. A Fapema é uma grande lutadora para que a pesquisa possa prosseguir em nosso Estado”, afirmou a homenageada Terezinha Rêgo.

Uma das descobertas mais populares de Terezinha Rego é o chá de cabacinha. Fruto de um trabalho de 20 anos, a pesquisa sobre princípio ativo da cabacinha foi premiada na China. Hoje, é amplamente utilizado no tratamento da sinusite, rinite alérgica e adenoide.

 

Fechar