Confiança do empresário industrial maranhense permanece em alta

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 15 de julho com empresas da construção civil e indústrias extrativas e de transformação

Fonte: Da redação com Fiema

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) marcou 60,7 pontos em julho de 2019, 4,3 pontos acima do alcançado em junho. O índice registrou sua segunda alta consecutiva e retornou à faixa dos 60,0 pontos, aproximando-se ao patamar do início do ano. O estudo é elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Dentre os componentes do ICEI-MA, as avaliações sobre as condições atuais da economia, do Estado e da empresa melhoraram em relação a junho, colaborando de forma direta para a alta do índice geral. Destaque para as condições atuais das empresas, que registrou a maior variação em comparação aos outros componentes das condições atuais, com o índice de 4,0 pontos, indicando significativa melhora nas condições das empresas, inferior ao desejado.

Diante deste cenário, as expectativas ficaram elevadas em todos os seus componentes e indicam otimismo para as condições futuras do ambiente de negócios comparados às condições atuais. A construção civil alcançou a marca de 58,3 pontos e a indústria de extração de transformação 63 pontos, ambos os setores apresentando quadro de confiança elevada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 15 de julho com empresas da construção civil e indústrias extrativas e de transformação em todo Maranhão.

Fechar