Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Comemoração de 102 anos do nascimento de Josué Montello terá programação especial

As atividades da programação da IX Semana Montelliana têm início às 15h30

Escritor maranhense Josué Montello. (Foto: Reprodução)

Em homenagem aos 102 anos do nascimento do escritor maranhense Josué Montello, a Casa de Cultura Josué Montello promove a IX Semana Montelliana, de 21 a 23 de agosto. Na programação, estão previstas a realização de palestras, exposições e rodas de conversas que discutirão a riqueza e complexidade da sua obra.

No dia 21, no Auditório do IEMA – UP Itaqui Bacanga, a palestra “A Saga de Damião”, ministrada pela arte-educadora Prof°. Martha Brasil, inicia a programação. O momento é voltado para a discussão sobre o arco narrativo de Damião, personagem principal da obra “Tambores de São Luís”. Em seguida, a palestrante apresentou um vídeo produzido por ela e seus alunos, que simula a caminhada de Damião pelo Centro Histórico da cidade.

Na quinta-feira (22), na Casa de Cultura Josué Montello, haverá uma exposição de caricaturas dos protagonistas das obras montellianas: entre elas, A Indesejada Aposentadoria (1972), Os Tambores de São Luís (1975), Noite sobre Alcântara (1978), Cais da Sagração (1981), Largo do Desterro (1981), O Baile da Despedida (1992) e Labirinto de Espelhos (1995).

(Foto: Divulgação)

Simultaneamente à exposição, acontecerá uma roda de conversa com o tema “A Velhice na Obra de Josué Montello”. O debate será mediado pela estudante Jeane Sousa Santana, aluna do Curso Técnico em Guia de Turismo do IFMA e graduanda em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Encerrando a semana comemorativa, na sexta-feira (23), a bibliotecária e especialista em gestão cultural, Wanda França de Sousa, apresentará a palestra “Inspiração, Criação e Trajetória da obra Os Tambores de São Luís”, também no Casa de Cultura Josué Montello.

As atividades da programação da IX Semana Montelliana têm início às 15h30.

Carregando