Serviço especializado para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo terá assistência ampliada

Atualmente, o Serviço especializado para pessoas com TEA atende quase 100 crianças com idade até 12 anos

Da redação: Gustavo Bogea

O Serviço especializado para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), oferecido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água), ampliará a assistência aos pacientes com TEA. O atendimento será em breve transferido para um anexo, uma casa também no Olho d’Água que está sendo adaptada para atender às necessidades do serviço.

Atualmente, o Serviço especializado para pessoas com TEA atende quase 100 crianças com idade até 12 anos. São duas modalidades: o serviço intensivo, as crianças sendo atendidas cinco vezes na semana; e o semi-intensivo, quando são atendidas duas vezes por semana e uma vez por semana os pais ou responsáveis recebem orientações.

Segundo a coordenadora do serviço, Flávia Teresa Neves, a nova estrutura vai garantir mais conforto a pacientes, familiares e servidores, assim como vai permitir agregar novos elementos à terapia. “Conseguiremos trabalhar com várias habilidades. Com uma cozinha montada ou um quarto, por exemplo, vou conseguir trabalhar habilidades em um contexto funcional, de vida prática. O foco será tanto os comportamentos verbais, como a vida funcional. Poderemos ajustar nosso currículo e variar mais nosso repertório”, explicou.

Adaptações

O imóvel que abrigará o serviço está localizado na Alameda Mearim, 200, bairro Olho d’Água, e está em fase de adaptação. O local recebe obras para garantir a mobilidade e segurança dos pacientes. A área total do terreno é de 5.304m².

Após finalizados os ajustes, o serviço disporá de consultórios, sala de triagem, salas de grupos terapêuticos, sala de avaliação e acompanhamento familiar, sala multidisciplinar, salas de terapia, administração, recepção, copa, arquivo, banheiros adaptados, almoxarifado, refeitórios, vestiários e auditório, Depósito de Materiais de Limpeza (DML) e lixeira.

Fechar