Intenção de consumo recua em São Luís

Essa foi a 6ª queda consecutiva do indicador na capital maranhense

Fonte: Fecomércio

O índice de intenção de consumo das famílias ludovicenses recuou -6,3% na passagem mensal para o mês de agosto, aponta pesquisa da Fecomércio-MA. Essa foi a 6ª queda consecutiva do indicador na capital maranhense. Apesar do arrefecimento, o nível registrado de 91,9 pontos ainda permanece acima da média nacional do índice que foi de 91,2 pontos.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o otimismo das famílias de São Luís em relação ao consumo também apresentou uma retração de -4,8%. Na composição do indicador, seis subcomponentes apresentaram resultados negativos na variação mensal, com destaque para a percepção do consumidor quanto ao momento para aquisição de bens duráveis (-12,4%), nível da renda atual das famílias (-9,8%) e condições do emprego atual (-8,7%).

O único subitem que registrou variação positiva foi a percepção do consumidor quanto ao momento para compras a prazo e acesso ao crédito, que avançou +2,0% do mês de julho para o mês de agosto. Esse resultado foi influenciado pelos recentes anúncios de mudanças nos modelos de financiamento habitacional, na desaceleração dos níveis de endividamento e inadimplência e pela possibilidade dos saques nas contas do FGTS e do PIS/Pasep.

Fechar