Tribuna do Samba nos 407 anos de São Luís

Projeto acontece sempre no segundo domingo de cada mês na Madre Deus e terá edição especial pelo aniversário da cidade de São Luís, no dia 8 de setembro

Fonte: Divulgação

O aniversário dos 407 anos de São Luís é domingo, dia 8, e que tal comemorar com uma grande roda de samba? A roda de samba mais raiz e charmosa da Madre Deus é o Tribuna do Samba, que terá uma programação especial para marcar o aniversário da cidade. Será a terceira das 8 edições do Projeto, que neste ano será encerrado no dia 8 de dezembro. Há seis anos o projeto ocorre sempre no segundo domingo de cada mês na Madre Deus. A roda de samba, aberta ao público e aos artistas começa às 17h, no Conselho Comunitário da Madre Deus, e a entrada é gratuita.

A primeira edição foi em julho, a segunda em agosto. Na data de aniversário da cidade o samba promete esquentar as comemorações com convidados especiais. As outras edições especiais serão nos dias: 13 de outubro (Dia Municipal do Samba), 17 de novembro (aniversário de 7 anos do projeto) e 2 de dezembro (Dia Nacional do Samba). Em novembro e dezembro acontecerão, excepcionalmente, duas edições do Tribuna.

O anfitrião e realizador do evento, Conjunto Madrilenus, recebe os artistas convidados Macaé, Dinho Berg e Dadá Maravilha, acompanhados por uma banda formada por Adão Camilo (voz), Julio Cunha (violão 7), Jorge Luiz (banjo), Robertinho (cavaquinho) Mauricio (tan tan), Jr. Mamão (pandeiro) Boscotô (surdo), Madson Peixoto (repique de Anel e efeitos), Renan (bateria). A base do repertório é genuinamente maranhense com composições de Cristóvão Alô Brasil, Josias Sobrinho, Seu Nato, César Teixeira, Zé Pivó, Patativa, Zeca Melo, dentre outros.

O projeto é de iniciativa da Benta Produções e já acontecia de forma independente. Neste segundo semestre de 2019 está recebendo o apoio do Governo do Estado, via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Armazém Paraíba.

O Tribuna do Samba é um encontro de bambas da velha guarda e, principalmente, de jovens sambistas da ilha, que tem na Madre Deus o seu reduto, congregando verdadeiras legiões de fãs do samba.

“Nesse projeto a gente vem vivenciando novas experiências aliando a tradição do samba com a produção atual. A cada encontro congregamos mais sambistas. Já tivemos a presença de aproximadamente duas centenas de artistas locais e de outros estados, e a presença de uma plateia apaixonada pelo samba, que será muito bem recebida nessa edição de aniversário da cidade. Aguardem muitos convidados e muitas surpresas”, convida Silvério Jr (Boscotô), compositor, cantor, integrante do Conjunto Madrilenus e presidente da Benta Produções.

O Tribuna do Samba foi idealizado pelo conjunto de samba Madrilenus em 2012 e este ano, em novembro, completa sete anos. O evento é um canal aberto para que todos possam expressar a sua arte com o que tem de melhor no samba maranhense e brasileiro.

“Nessa edição especial vamos fazer um passeio pelas obras de sambistas ilustres da capital, reverenciando essa cidade que tem tantos artistas importantes e necessários”, comenta Silvério Jr.

Nesses seis anos de Tribuna do Samba já se apresentaram vários ilustres intérpretes locais que sempre participaram das edições mensais do projeto, como Boscotô, Adão Camilo, José Veloso, Dada Maravilha, Fernando Macaé, Dinho Berg, Seu Inácio da MD, Prof. Carlão, Gisele Padilha, Andrea Frazão, Serrinha do Maranhão, Patativa, Gogó de Ouro, Eraldo, Wilson Ilha, Carlindo Filho, Chico Chinês, Cilos Braw, Doda, Albimar, David Brasil, Dona Zélia, Dona Fátima, Anderson Feijoada, Quirino, Cauê Veloso, Fellipphe Sapuca, Jr. Bracinho, Vicente Melo, Alessandra Loba e outros muitos anônimos convidados.

Dos intérpretes de projeção nacional que já fizeram suas participações no projeto, cita-se: Thais Macedo, Toninho Gerais e Cyganarei da Mangueira. E ainda os solistas e multi-instrumentistas maranhenses: Zé Luís do Sax, João Neto da Flauta, Wendel Cosme do Cavaco, Robertinho Chinês do Bandolim e Pedrinho do Acordeon.

Serviço

O quê? Tribuna do Samba

Quando? 8 de setembro, 13/10, 10/11, 17/11, 2/12, 8/12

Horário? 17h

Onde? Conselho Cultural da Madre Deus

Quanto? Entrada gratuita

Apoio: Governo do Estado, via Lei de Incentivo à Cultura,

Realização: Benta Produções

Patrocínio: Armazém Paraíba

Fechar