Pessoas com deficiência passam a ter atendimento exclusivo no Terminal da Praia Grande em São Luís

Os aposentados, idosos acima de 65 anos e idosos entre 60 e 64 anos estão sendo atendidos nos postos localizados nos terminais da Cohama-Vinhais, Cohab-Cohatrac e São Cristóvão

Da redação: Gustavo Bogea

A Prefeitura de São Luís destinou o Setor de Gratuidade do Terminal da Praia Grande ao atendimento exclusivo das pessoas com deficiência que buscam a solicitação do benefício. No local, o atendimento apenas para esse público iniciou na segunda-feira (2). A iniciativa visa proporcionar maior comodidade às pessoas com deficiência atendidas pela Coordenação de Gratuidade da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

Os aposentados, idosos acima de 65 anos e idosos entre 60 e 64 anos, que antes solicitavam os serviços naquele setor do Terminal da Praia Grande, estão sendo atendidos nos postos localizados nos terminais da Cohama-Vinhais, Cohab-Cohatrac e São Cristóvão.

Também têm prevalência de atendimento no Setor de Gratuidade do Terminal da Praia Grande as pessoas que apresentam deficiências por conta de algumas condições especiais definidas por lei estadual, como pessoas com câncer, HIV, pacientes hemodialíticos, cardiopatas, entre outras.

O posto de atendimento do terminal da Praia Grande atendia cerca de 300 pessoas por dia, sendo que 60% delas são pessoas com deficiência. O restante são pessoas buscando informações, idosos solicitando o passe livre ou mesmo para revalidar seu benefício. No local também funciona o setor de agendamento e realização de perícia médica, onde os beneficiários são avaliados pelos médicos peritos para a aquisição do benefício.

Os postos de gratuidade nos outros terminais de integração já fazem esse trabalho direcionado ao atendimento de pessoas idosas, além do atendimento ao aposentado do estado e do município de São Luis. Porém, algumas pessoas desconhecem o atendimento e acabavam se deslocando para o Terminal da Praia Grande, ocasionando grande demanda tornando dificultoso o atendimento às pessoas com deficiência, problema sanado com a destinação exclusiva do espaço para esse público.

 

Fechar