HTO realiza ação educativa sobre prevenção ao suicídio

Todos os meses, o HTO oferta ações de relaxamento, palestras, ginástica laboral, além de acompanhamento psicológico.

Da redação: Vinicius Bogea

Com o tema “HTO pela vida – Sua saúde mental importa”, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão fez, nesta terça-feira (10), ação educativa sobre prevenção ao suicídio. Participaram da atividade da campanha Setembro Amarelo médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e nutricionistas.

A diretora administrativa do HTO, Caroline Azevedo, explicou que o Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, vem sendo amplamente discutido na unidade hospitalar. “É importante que o profissional esteja bem para cuidar do paciente. Diante disso, buscamos ofertar palestras”, disse.

A direção do HTO criou uma agenda de cuidado para os profissionais de saúde da unidade. Todos os meses a unidade de tratamento ortopédico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) oferta ações de relaxamento, palestras, ginástica laboral, além de acompanhamento psicológico. “A conscientização e o debate sobre a temática são essenciais para fortalecer a rede de prevenção”, enfatizou a psicóloga e palestrante, Franciane Marinho.

Para a assistente social, Ana Maria Torres, a estabilidade emocional é o ponto de partida para uma melhor qualidade de vida. “Por não ser um problema que podemos visualizar para identificar precocemente, precisamos investir cada vez mais na qualidade de como vivemos no intuito de prevenir. Oportunizar debates como este nos faz, também, refletir quanto àquilo que priorizamos em nossa vida, a forma como enxergamos as dificuldades e as enfrentamos”, avaliou.

Fechar