Dia Mundial de Limpeza de Praias é celebrado em São Luís com mutirão

Durante as ações foram recolhidos mais 1.800 quilos de resíduos recicláveis

Fonte: Da redação

No dia Mundial de Limpeza de Praias, um mutirão realizou a coleta de lixo na região da Ponta d´Áreia e do Anjo da Guarda. Durante as ações foram recolhidos mais 1.800 quilos de resíduos recicláveis. Cerca de 1.500 pessoas participaram da mobilização. A iniciativa integra a macropolítica de gestão de resíduos sólidos de São Luís.

Este ano vários grupos voluntários de limpeza de praia se reuniram em uma ação conjunta, ampliando sua força, atuação e colaboração entre todos. Além dos grupos voluntários, a ação contou com a importante participação dos estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e a população em geral, que dessa vez se juntaram de forma ordenada formando uma grande rede de proteção e preservação nas praias da capital.

Ao final, tudo que foi recolhido foi para o Lixômetro, onde puderam pesar e conferir o quanto de lixo foi recolhido para que as pessoas tenham noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz ao ecossistema marítimo, a saúde da população. Este ano foi recolhido 986 quilos de resíduos recicláveis, 72 quilos de coco e 15 quilos de vidro na Praia da Ponta d’ Areia e na Praia da Guia foi recolhido 728 quilos, totalizando 1.801 quilos de resíduos recicláveis.

A atividade integra ainda o Programa Lixo Fora d’Água, fruto de uma parceria internacional firmada entre a Prefeitura de São Luís e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês), entidade sueca representada no Brasil pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A parceria foi firmada durante a Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar, que ocorreu em São Luís no mês de julho, fazendo da cidade a primeira capital brasileira a assinar o acordo.

AÇÃO

A ação foi realizada em dois pontos diferentes da orla de São Luís, nas praias da Ponta d’Areia e Praia da Guia. O ponto de encontro foi na Praça do Sol, onde foram passadas as informações sobre a coleta do lixo na faixa de areia, em seguida, todos os voluntários, vestidos com camiseta branca, deram largada em direção ao Espigão Costeiro. Durante a ação, foi possível observar famílias inteiras se divertindo e, especialmente, as crianças mostrando a importância de cuidar das nossas praias.

Durante todo o trajeto, o Corpo de Bombeiros fez a fiscalização para garantir a segurança de todos. Enquanto isso, uma equipe orientava os motoristas no semáforo, e ao longo da faixa de areia as equipes de agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís faziam a remoção manual e mecanizada dos resíduos mais pesados ou cujo manejo pudesse oferecer riscos aos voluntários, como objetos perfurocortantes, além do Cidadão Limpeza Cidade Beleza e equipe de educação ambiental que orientavam sobre o descarte correto do seu lixo e dicas de como reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade.

A novidade da ação foi a utilização de som sustentável, feito a partir de material reciclável. Ao chegarem ao destino, o Espigão Costeiro, os participantes fizeram a pesagem do lixo arrecadado, houve distribuição de medalhas como reconhecimento do esforço dos alunos das escolas municipais que participaram da iniciativa, entrega de lanches para as crianças. Também foram realizadas recreações com as crianças e oficinas com materiais recicláveis.

Enquanto isso, na Praia da Guia, na área Itaqui-Bacanga, outra equipe percorreu a faixa de areia recolhendo todos os tipos de resíduos. Eles iniciaram as atividades um pouco mais cedo e finalizaram às 10h.

Fechar