Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Teatro Sesc realiza o 1º Festival Estudantil de Artes em São Luís

O evento inicia sua agenda cultural com a apresentação “Cenas literárias” com Grupo de Teatro Improviso nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 15h, no Teatro Sesc

(Foto: Divulgação)

Utilizando a arte como ferramenta de inclusão e transformação social da juventude, o Teatro Sesc realiza a primeira edição do Festival Estudantil de Artes (FESTA). Com programação aberta ao público, alunos de escolas públicas da capital apresentam espetáculos nas linguagens música, dança, literatura, teatro e circo nos dias 27,28 e 30 de setembro e no dia 01 de outubro. O evento inicia sua agenda cultural com a apresentação “Cenas literárias” com Grupo de Teatro Improviso nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 15h, no Teatro Sesc.

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural de estudantes do ensino médio de rede pública por meio da experimentação, FESTA permitirá aos alunos com idade entre 14 e 21 anos apresentar suas experiências pedagógicas, desenvolvendo novos olhares e processos, bem como estimular o senso crítico, a capacidade de expressão e reflexões sobre sua participação na vida sociocultural.

O Grupo de Teatro Improviso, constituído por estudantes do Curso de Teatro da Ufma, abre a temporada de apresentações com a linguagem literatura. Encenando clássicos, o público poderá mergulhar nos sentimentos e lembranças da personagem da obra “Verão no Aquário”, de Lygia Fagundes Teles; ver a primeira representação do malandro na literatura nacional com “Memória de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida e sentir toda a intensidade emocional de Manuel Antônio Bandeira em “Libertinagem”. Os livros integram as leituras selecionadas para o vestibular 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Neste sábado, dia 28 setembro, é a vez das artes cênicas e a dança mostrarem seu encanto. Os alunos das escolas Unidade Integrada Duque de Caxias, Centro de Ensino Maria José Aragão, Liceu Maranhense e Colégio Universitário apresentarão peças curtas trabalhando temas de relevância social como a mentira, política e suicídio. A programação acontece a partir das 9h30.

O Festival Estudantil de Artes evento não tem caráter competitivo. Na cerimônia de encerramento, realizada no dia 01 de outubro, serão entregue menções honrosas em formato de certificados a partir de votação do público. A solidariedade també faz parte do roteiro do FESTA. O Sesc recebeu a contribuição de 50 kg de alimentos não-perecíveis de cada escola participante, doação que será destinada ao Programa Mesa Brasil Sesc.

O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados. “O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural do estudante”, explicou o Assessor Técnico do teatro Sesc Ivaldo Catanhede.

Carregando