Maternidade Nossa Senhora da Penha comemora quatro anos com mais de 6 mil partos realizados

Localizada no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, a unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Fonte: SES
(Foto: Márcio Sampaio)

Referência em maternidade de risco habitual, a Maternidade Nossa Senhora da Penha completou, na segunda-feira (30), quatro anos de assistência a gestantes e parturientes. Localizada no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, a unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). No período, a maternidade contabilizou mais de 6 mil partos e mais de 8 mil internações.

“Nosso compromisso é de sempre promover melhorias e ampliar serviços. Começamos apenas como maternidade e hoje já realizamos cirurgias. A Penha é referência para o Maranhão inteiro. Queremos continuar a fazer um SUS para todos, com atendimento humanizado e sem impedimento às gestantes, assim como para mais de 300 mil pessoas que fazem parte da comunidade”, disse no secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A Maternidade Nossa Senhora da Penha dispõe de atendimento de urgência e emergência, internação em obstetrícia clínica e cirurgia geral. Por mês são realizados cerca de 160 partos, além de exames, consultas, testes rápidos e procedimentos de triagem neonatal.

De acordo com Luciana Ferreira, diretora geral da maternidade, colocar-se no lugar do outro é o diferencial. “Hoje é uma paciente, mas amanhã pode ser alguém da equipe, ou um parente próximo. A gente faz parte desse ‘SUS que dá certo’, pois, para nós, humanização do parto não se trata de ter objetos, mas de pessoas que dão acolhimento integral”, afirmou.

Para Rogeli de Jesus, de 30 anos, gestante que já está no nono mês, o suporte oferecido na maternidade é bastante acolhedor. “Todo o pré-natal foi feito na rede municipal. Agora que estou prestes a ter a Lívia, a expectativa e ansiedade são grandes. As pessoas aqui são muito atenciosas e dão as informações de forma bastante detalhada também”, comentou a futura mamãe.

Quem também está transbordando de alegria é Fernanda Pinheiro, de 25 anos, e o motivo é o nascimento da Linda. “Eu fiz o pré-natal pelo município, mas quando se aproximou da data de ter a neném logo fiz a escolha de ela nascer aqui e de parto normal. Todos foram ótimos comigo, desde a recepção até os médicos, até parece hospital particular”, afirmou.

Fernanda Pinheiro e o esposo, João Costa, comemoram o nascimento da filha na maternidade. (Foto: Márcio Sampaio)

Segundo João Costa, de 29 anos, esposo de Fernanda, o nascimento da Linda mudou tudo. “É um sentimento inexplicável, vou trabalhar, mas meu pensamento está em querer ficar perto dela e com ela. É um sentimento que não cabe em mim. Em uma nota de zero a 10, com certeza dou nota 10 para a maternidade”, compartilhou.

Serviços e especialidades

A Maternidade Nossa Senhora da Penha dispõe de 21 leitos, sendo 3 de Clínica Cirúrgica, 1 de Clínica Médica, 1 de Clínica Pediátrica, 16 de Obstetrícia Clínica e Cirúrgica. Além disso, conta com serviço ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia. A unidade oferece serviço de diagnóstico por imagem em Ultrassonografia, teste do olhinho, coleta de sangue para Triagem Neonatal (Teste do Pezinho) e Oximetria de Pulso (Teste do Coraçãozinho).

A unidade também oferece internação de 48 horas, com direito a acompanhante. Nestes quatro anos, a maternidade ofertou 1.983 cirurgias, 157.734 atendimentos multiprofissionais, 69.187 procedimentos de enfermagem, 33.901 consultas médicas, 6.965 procedimentos médicos, 95.739 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico, entre outras. Cerca de 1.500 nascimento foram registrados no cartório de Registro Civil instalado na unidade.

Fechar