Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Esporte e lazer marcam lançamento da segunda edição do Projeto Inclusive, Praia!

O projeto vai oferecer gratuitamente durante um ano, múltiplas opções de lazer para pessoas com deficiência

Foto: Reprodução

Um dia inteiro de contato com a natureza, esporte e boa música. Foi com esse clima descontraído que, neste domingo (6), foi dada a largada para a segunda edição do projeto Inclusive, Praia!, estação de lazer montada na Praia do Caolho, em São Luís, que vai oferecer gratuitamente durante um ano, múltiplas opções de lazer para pessoas com deficiência.

Sucesso em 2017, o Inclusive, Praia! retorna com uma programação diversificada, que inclui mais de 30 opções de jogos e brincadeiras com recursos adaptados, espaço para picnic, além da cadeira anfíbia, que garante a pessoas com deficiência, baixa mobilidade e idosos, um banho de mar seguro e humanizado.

Idealizado e desenvolvido pelo coletivo Tiquira Com Cuxá, o projeto é financiado com recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e Lazer, com apoio da Equatorial Energia Cemar, Grupo Mateus e Governo do Maranhão.

Com o tema “Você Aqui”, a estação de lazer foi desenvolvida para atender famílias maranhenses que não tinham um espaço adequado para a prática de esporte de pessoas com deficiência.

Em sua primeira temporada o projeto atendeu cerca de 1.750 pessoas, em 32 domingos. Este ano a meta é dobrar o número de visitas e atendimento, com atividades aos domingos em uma sexta-feira de cada mês.

O lançamento da edição 2019 do Inclusive, Praia!, contou com as apresentações da cantora Isabelle Passinho e do DJ Hamilton Borgneth.

Cadeirante, Isabelle Passinho também é advogada, professora e militante em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Para a artista, o projeto Inclusive, Praia! é a realização de um sonho.

“Esse projeto é fantástico! Porque a praia, o meio ambiente, o direito de ter alegria, o prazer de desfrutar da natureza também pertence às pessoas com deficiência. Essa população também tem direito de se divertir. É um projeto extraordinário!”, enfatiza.

Maria José é cadeirante e comemorou a retomada do projeto. Ela convida a todos os portadores de deficiência a aproveitarem o espaço. “É um projeto muito bom. Dá mais oportunidade de inclusão ao portador de qualquer tipo deficiência. Eu já estou na segunda edição e vivia pedindo a Deus que voltasse esse programa. Tive várias oportunidades de conhecer outras pessoas. É maravilhoso esse programa”, ressalta.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, lembra que além da iniciativa do poder público, a população também abraçou a causa do Inclusive, Praia!.

“O governo e os grupos parceiros disponibilizam a estrutura, mas é importante ressaltar quer existe um número muito grande de voluntários. É uma honra fazer parte desse projeto”, destaca o secretário.

Travessia

Para garantir o translado confortável de portadores de deficiência com mobilidade reduzida de casa até a praia, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) vem disponibilizando vans adaptadas do Serviço Travessia, como explica o presidente da agência, Lawrence Melo.

“Hoje é um dia de muita alegria, o retorno do projeto Inclusive, Praia!. A MOB desde a primeira edição do projeto trabalha de forma integrada com o grupo Tiquira com Cuxá. A acessibilidade tem que ultrapassar conceitos formais voltados apenas para e educação e o trabalho, mas também para o lazer”, sublinha Lawrence Melo.

Na última segunda-feira (30), durante a cerimônia de pré-lançamento do Inclusive, Praia! 2019’ o Coletivo Tiquira Com Cuxá lançou ainda peça documental sobre o que aconteceu na primeira temporada do projeto.

Carregando