Construção civil mantém ritmo de recuperação no Maranhão

Resultado é de pesquisa da FIEMA e CNI, realizada entre 1 e 15 de agosto, com empresas maranhenses de pequeno, médio ou grande porte.

Da redação: Vinicius Bogea

A Sondagem Indústria da Construção do Maranhão, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), registrou que o setor da construção civil segue em processo de recuperação, marcando 56,3 pontos no índice de atividade em agosto, um crescimento de 10,5 pontos em comparação ao mês anterior.

O mesmo resultado não ocorreu em termos nacionais, visto que a atividade no país marcou 45,6 pontos. Em relação ao nível atual da atividade, registra-se um acréscimo na Utilização da Capacidade Operacional (UCO) de 4,0 pontos, compatível com a expansão produtiva.

No que tange as expectativas, o estudo da FIEMA apresentou otimismo. Em relação ao nível de atividade houve um crescimento de 16,7 pontos, totalizando 62,5. Já para as compras de insumo e matérias-primas, novos empreendimentos e serviços, as expectativas também apresentaram resultados positivos, subindo em 20,8 pontos e marcando 62,5 cada uma delas. A expectativa quanto ao número de empregados foi o que menos cresceu, mas ainda assim as perspectivas para os próximos meses são boas, com uma evolução de 12,5.

Vale registrar que a amostra das pequenas empresas não se mostrou suficiente para a avaliação, razão por que não houve tabulação. Assim, o setor depende somente das empresas médias e grandes.

Fechar