Maranhense alvo de operação contra esquema de golpes exibe vida de luxo em rede social

Viagens internacionais, carros de luxo, helicópteros, cavalos e motos aquáticas são paixões do “empresário”

Fonte: Da redação com G1

 

O maranhense Roniel Cardoso, preso nesta quinta-feira (10), acusado de ser o chefe de uma quadrilha especializada em aplicar golpes em servidores se apresenta em uma rede social como empresário, CEO do Grupo Rony Cardoso e fazendeiro.

Segundo a investigação, o bando que Roniel integra é suspeito de cometer ao menos quatro modalidades de crimes: associação criminosa, estelionato, crime contra a ordem econômica e relações de consumo e lavagem de dinheiro. O grupo criminoso é suspeito de conduzir um esquema conhecido como “pirâmide”.

No Instagram, é possível dizer que Roniel, ou “Roni”, tem um número considerável de pessoas que o acompanham. Viagens internacionais, carros de luxo, helicópteros, cavalos e motos aquáticas são paixões do “empresário”, que inclusive esteve no Rock in Rio, que terminou no último domingo (6).

Alguns dos destinos salvos por Roniel no Instagram incluem capitais europeias: Amsterdã, na Holanda; Bruxelas, na Bélgica; e Londres, Inglaterra. No Brasil, o empresário também tem registros de passagens por Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Fortaleza.

Golpes em servidores
O inquérito policial apontou que o bando visava, principalmente, aplicar golpes em servidores públicos. O objetivo da quadrilha era convencer as vítimas a contratar empréstimos consignados e, em troca, prometia ganhos extraordinários que segundo a polícia eram “incompatíveis com a realidade do mercado”.

A investigação também indicou que os valores investidos pelas vítimas era reaplicado pelos empresários para que eles mesmos se beneficiassem. As benesses incluíam viagens ao exterior e até o lançamento de campanhas políticas.

Fechar