Culinária maranhense conquista a Semana da Gastronomia Regional em Brasília

O evento é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que a cada mês convida um estado para divulgar seus pratos na capital federal.

Da redação: Vinicius Bogea

O Senac no Maranhão participa da Semana de Gastronomia Regional até sexta-feira, 11 de outubro, em Brasília. O evento é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que a cada mês convida um estado para divulgar seus pratos na capital federal. O Maranhão já está em sua quarta participação.

O Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, recebeu diversos parlamentares maranhenses para um almoço regado a muito arroz de cuxá, pescada ao molho escabeche, torta de camarão e vatapá. Dentre eles, o deputado federal Bira do Pindaré, que elogiou a iniciativa e os pratos preparados pelos chef’s do Restaurante Escola do Senac no Maranhão, Andrew Costa, Renata Oliveira e Minelvina Silva. “O Senac está de parabéns. Ainda mais trazendo para o centro do poder do Brasil, para compartilhar com pessoas de todos os estados, a gastronomia maranhense que carrega toda nossa cultura, nossa história, nossas tradições, nossas lutas, batalhas e vitórias. É muito importante essa iniciativa, valoriza demais a identidade do povo maranhense”, salientou o deputado.

Representando o Governo do Maranhão, o Secretário Estadual de Turismo do Maranhão, Catulé Junior, destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e o Senac. “O Senac é um grande parceiro nesse trabalho de difundir nossa cultura e nossa gastronomia, que é um importante instrumento turístico que nós temos. O Senac tem essa expertise, esse trabalho e é claro que nós tínhamos que vir aqui prestigiar a Instituição, pois essa é a parceria que nós queremos, que nós temos e que o Maranhão precisa. Vários parlamentares do Maranhão e de outros estados vieram prestigiar o evento e o Senac, isso é muito importante e saímos daqui satisfeitos com esse resultado”, elogiou.

Buscando apresentar a cultura maranhense não só através do paladar, o ambiente foi adornado com itens característicos do Estado. Nos dois primeiros dias de evento, a gastronomia maranhense já foi apreciada por quase 1.000 pessoas.  O cozinheiro e instrutor do Senac no Maranhão, Andrew Costa, destacou a elaboração do cardápio e a participação na Semana da Gastronomia Regional. “O evento traz esse ano a valorização das raízes que difundiram a gastronomia do nosso Estado. O cardápio do festival foi pensado justamente na cozinha raiz das famílias do Maranhão, uma comida afetiva com traços dos nossos avós. É realmente de fazer um carinho no nosso estômago, a comida do Maranhão tem esse poder de nos remeter à infância. É uma enorme satisfação poder representar o nosso estado e apresentar a todos que nos prestigiam uma comida preparada com muito amor e carinho e com requintes de afetividade”, ressaltou.

Fechar