Programa Farmácia Viva inaugura horto terapêutico no município de Belágua

O horto foi inaugurado em 7 de outubro na Creche “Tia Elza”, que atende crianças entre 3 e 4 anos

Fonte: Da redação

Em outubro, os benefícios do Programa Farmácia, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), chegaram aos municípios de Belágua e Codó, quando foi inaugurado, respectivamente, o horto medicinal e firmado parceria para uso do viveiro de plantas existente na cidade com fins de estudo científicos e cultivo de plantas que serão usadas pelos agentes comunitários locais.

Em Belágua, o horto foi inaugurado em 7 de outubro na Creche “Tia Elza”, que atende crianças entre 3 e 4 anos. A primeira capacitação do programa para os agentes e demais profissionais do município acontecerá no próximo 5 de novembro. A Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma) está no município, cujo objetivo do Governo do Maranhão é elevar os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). O horto de Belágua é o 49º inaugurado pelo Programa Farmácia.

Atualmente, o Programa Farmácia Viva atua em 182 localidades no Maranhão, todas habilitadas para o cultivo de plantas utilizadas no tratamento e prevenção de doenças. “Nas duas localidades, faremos o plantio e cultivo de plantas já pactuadas, tais como erva cidreira, boldo, vick, babosa, capim limão, flor de tagetes, minuta, entre outras. Elas serão usadas para tratamento e prevenção de enfermidades comuns, além de auxílio no tratamento de hipertensão, diabetes, verminoses, dores articulares, gastrite, úlceras, prisão de ventre, intestino irritável, esteatose, anemias, erisipela, artrite, artrose e reumatismo”, disse a coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra.

Codó

Outro município que também foi beneficiado com a chegada do Programa Farmácia Viva foi Codó. No dia 8 de outubro, ocorreu a assinatura de um termo de adesão. O programa funcionará dentro em um viveiro existente na cidade, onde são cultivadas hortaliças e algumas plantas medicinais. Para o secretário de meio ambiente de Codó, pastor Carlos Brito, o Farmácia Viva chega para somar. “O programa é uma resposta às pessoas que buscam nas plantas formas de tratar enfermidades. Temos mais três viveiros de plantas instalados na zona rural do município, e estamos empolgados com o que poderá ser agregado ao trabalho desenvolvido por aqui”, comentou.

Fechar