Deputado do MDB é alvo de buscas da Polícia Federal

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Celso de Melo.

Fonte: Redação

O deputado federal Sergio Souza (MDB-PR) é alvo de buscas da Polícia Federal na manhã desta segunda, 21. Investigação apura se o parlamentar (que era o relator) recebeu propina para não incluir o presidente do Postalis e do Petros em CPI da Câmara dos Deputados que apurava desvio de recursos de fundos de pensões. A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Celso de Melo.

A Operação Grand Bazaar conta com cerca de 100 agentes que cumprem 18 mandados de busca e apreensão em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Ela é um desdobramento da delação premiada do operador financeiro Sergio Funaro, investigado nas operações Cui Bono e Patmos, ambas deflagradas em 2017.

Além do parlamentar, também são alvos da operação o lobista Milton Lyra e o advogado Marcos Joaquim. Um das bases da ação foi a delação do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, apontado como operador do MDB.

Milton Lyra também é apontado como operador do MDB e foi preso no ano passado na operação Rizoma, do Rio, por ordem do juiz Marcelo Bretas. Pouco mais de um mês depois, ele acabou solto por determinação do STF.

A investigação, instaurada no ano de 2018, teve início a partir da colaboração premiada de um operador financeiro que atuou em diversas fraudes desvendadas pelas Operações Cui Bono e Patmos, ambas deflagradas pela PF em 2017. As fraudes também foram investigadas por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que funcionou na Câmara dos Deputados, nos anos de 2015 e 2016.

Fechar