Aplicativo Meu Ônibus atinge marca de 300 mil downloads em São Luís

Ferramenta oferece mais comodidade a passageiros do transporte urbano de São Luís

Fonte: Redação/Assessoria

O aplicativo Meu Ônibus atingiu a marca de 300 mil downloads em três anos de funcionamento. Deste total, mais de 274 mil foram baixados pelo sistema androide e 26 mil pelo sistema IOS. A ferramenta permite que os usuários de transporte coletivo da capital tenham acesso, em tempo real, a informações sobre horário dos ônibus, parada mais próxima e outras. A ferramenta tem como função propiciar ao passageiro mais comodidade, precisão nos horários e segurança.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, o aplicativo visa garantir mais comodidade à população que utiliza o sistema transporte coletivo. “Com o aplicativo ficou mais rápido e seguro utilizar o transporte da capital, pois além de mostrar a localização do ônibus, a ferramenta também informa itinerário, localização dos pontos e os horários que os coletivos passam por eles”, disse o secretário.

O Meu Ônibus pode ser baixado em aparelhos celulares que utilizem as plataformas Android e IOS, sendo que o aparelho precisa estar com o GPS acionado. Ao ser acionada, a ferramenta indica a localização do usuário. No ícone de busca basta informar o destino desejado e aparecerá uma lista das linhas disponíveis nas proximidades e os respectivos horários em que o ônibus irá passar. “Essa tecnologia, implantada pela gestão, veio facilitar a vida dos passageiros do transporte na capital”, observou Canindé Barros.

O Centro de Controle de Operações (CCO) da SMTT informa que somente ônibus que fazem parte da frota oficial do município de São Luís podem ser devidamente consultados e monitorados pelo aplicativo Meu Ônibus, da Prefeitura de São Luís. O esclarecimento se faz oportuno por conta do surgimento de reclamações de usuários de coletivos semiurbanos e do Expresso Metropolitano que rodam na ilha de São Luís, mas que não integram o aplicativo.

“É comum recebermos relatos de passageiros que utilizam os semiurbanos, reclamando que o coletivo que estavam aguardando não chegou no horário que o aplicativo mostrava ou que não conseguem localizar o ônibus desejado para um determinado destino. A ferramenta Meu Ônibus gerencia os ônibus cadastrados na frota oficial da capital”, reitera o engenheiro Rafael Portelada, do Centro de Controle de Operações da SMTT.

O aplicativo Meu Ônibus complementa as demais iniciativas em vigor implantadas que têm como finalidade a modernização e melhoria do sistema de transporte público da capital. Entre as ações estão a licitação do transporte público, inédita para a cidade e que estabeleceu padrões de qualidade para a operação do sistema de transporte, a recarga embarcada, Cartão Criança, instalação da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO) e renovação constante da frota de ônibus que serve à capital, entre outras medidas como alterações de traçados geométricos para melhor fluidez do tráfego, manutenção e colocação de sinalizações vertical e horizontal, entre outras ações.

Fechar