Polícia estoura fábrica de medicamentos clandestinos em Caxias

Segundo levantamentos, os remédios falsificados eram distribuídos no município de Caxias e cidades vizinhas.

Da redação: Vinicius Bogea

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Caxias, fechou, sexta-feira, 25, uma fábrica clandestina de medicamentos, situada Travessa Cristino Gonçalves, no bairro Volta Redonda. No local foi detido um suspeito apontado como o proprietário, de nome José Francisco Nunes da Silva.

Medicamento e rótulos apreendidos no local (Foto: Divulgação)

Foram apreendidos mais de 3 mil rótulos falsos, carimbo com datas únicas de fabricação e validade, tampas para garrafas, anotações de quantidades, centenas de garrafas vazias, além de líquido já pronto, que foi recolhido para perícia pelos peritos do Icrim Timon.

O medicamento fitoterápico produzido Jalapa, Aguardente Alemã, popularmente conhecida por Garrafada era fabricado sem o mínimo de higiene, com uso de álcool 90 graus proibido para a ingestão humana, sem autorização da Anvisa e sem qualquer preparo técnico.

O medicamento era fabricado sem o mínimo de higiene (Foto: Divulgação)

Os rótulos contêm dados de empresas não existentes, bem como número de CNPJ, responsável técnico e outros. A investigação iniciou-se há cerca de dois meses, após recebimento de informações no WhatsApp Denúncia da PC Caxiense. Foi representado pelo delegado regional um mandado de busca e apreensão, que foi expedido pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Caxias, Dr. Paulo Afonso Vieira Gomes, e cumprido sexta-feira.

Segundo levantamentos, os remédios falsificados eram distribuídos no município de Caxias e cidades vizinhas, até em Chapadinha/MA. Há cerca de dois dias, teria saído uma grande quantidade da cidade para distribuição em diversas localidades da região. As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos na fabricação e distribuição do remédio falsificado.

Fechar